Mobiliza-te Contra o Sexismo! no Desporto e com a Juventude

No âmbito do Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo! realizou-se, hoje, dia 9 de outubro, uma reunião online entre o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM).

Esta iniciativa foi promovida conjuntamente pela CIG e pela PpDM no quadro da parceria no Projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo!  que em Portugal é coordenado Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM).

Participaram na reunião a Vice-Presidente do IPDJ, Sónia Paixão, o Vice-Presidente da CIG, em regime de suplência, Manuel Albano, a Presidente da PpDM, Ana Sofia Fernandes, e a técnica da CIG, Teresa Alvarez.

Com esta reunião o IPDJ passou a integrar o Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo! participando ativamente na disseminação da campanha online Sexismo: Repare Nele. Fale Dele. Acabe com ele! do CoE e, com ela, a Recomendação de 2019 Prevenir e Combater o Sexismo.

As jovens mulheres e as raparigas são, desde a fundação da PpDM, elementos essenciais à ação em prol dos direitos humanos de todas as mulheres e raparigas e da igualdade entre mulheres e homens. Uma das organizações fundadoras da PpDM – a Rede de Jovens para a Igualdade – é uma associação de e para jovens que há já 20 anos atua na prevenção e no combate a todas as formas de sexismo nas várias esferas das vidas das jovens mulheres e raparigas.

Temos, também, acompanhado as políticas nacionais dirigidas à juventude e temos sido vocais na defesa dos direitos das raparigas e das jovens mulheres, em particular no contexto da CEDAW e da Convenção sobre os Direitos das Crianças e em momentos-chave como o do #Dia das Raparigas #Day of the Girl!

As e os jovens não mais aceitam viver em sociedades marcadas pelas violações aos direitos humanos, pelas discriminações com base no sexo e pelas desigualdades entre raparigas e rapazes, mulheres e homens. Essa convicção encontra ecos no Grupo de Trabalho sobre a igualdade e a juventude da PpDM bem como nas ações de formação e de conscientização sobre formas gravosas de violência praticada contra raparigas e mulheres (como a violência sexual, a prostituição, a pornografia, entre outras), sendo particularmente de destacar o grupo de jovens abolicionistas do sistema da prostituição. São várias as campanhas que temos desenvolvido com e para jovens – #NetDelaOsDireitosDela, #ExitProstitution e #SayNoToProstitution –  a que juntamos, agora, a campanha #AcabaComOSexismo.

Mas se a juventude é especialmente visada nesta campanha do CoE, o desporto, juntamente com a cultura, constitui uma das oitos áreas prioritárias identificadas na Recomendação de 2019 e para as quais o CoE interpela os Estados‑Membro a desenvolver planos de ação de combate ao sexismo.

Esta foi mais uma iniciativa do projeto em curso em Portugal, depois webinário com o ensino superior e a educação e da mesa redonda virtual com as ONG.

Para saber mais sobre o projeto ver aqui. Para conhecer a campanha ir aqui.

Siga-nos no Facebook e no Instagram #AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Mobiliza-te Contra o Sexismo, um projeto em cooperação com o Lobby Europeu das Mulheres e financiado pelo Conselho da Europa

 

Deixe um comentário