Sustentabilidade Organizacional
O projeto Sustentabilidade organizacional consiste numa intervenção de natureza estrutural destinada a estudar possibilidades de viabilidade de reforço da sustentabilidade da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), a longo prazo, através da criação de um espaço específico para as associações de mulheres e para as mulheres.
Inspiradas na Casa Amazone, em Bruxelas, – impulsionada pelo Governo Belga há muitos anos e pensado para a sustentabilidade das associações de mulheres no país -, pretendemos criar um espaço coletivo com várias valências, desde salas para as organizações membros, salas para formação, restaurante e/ou café, alojamento, centro de recursos, entre outras.
A visão coletiva das mulheres e os mecanismos coletivos de solidariedade subjacentes à implementação deste espaço fornecem o quadro adequado para a sustentabilidade da PpDM e deverão ser operacionalizados no desenvolvimento do conceito. Pretendemos desenvolver o conceito e iniciar a criação de um espaço sustentável do ponto de vista social, económico e ambiental, nomeadamente através da criação de emprego para mulheres / empreendorismo feminino, do “lucro” partilhado entre as organizações envolvidas, da utilização de materiais reciclados; do recurso a produtos locais ou de proximidade e a materiais ecológicos para as limpezas.
Este projeto será o primeiro passo decisivo para a sustentabilidade do trabalho continuado e o reinvestimento de eventual lucro no trabalho da PpDM e das suas organizações-membros.
Objetivos
Sustentabilidade da PpDM
Desenvolvimento do conceito preliminar do espaço coletivo, que inclua:
Alojamento (em particular de mulheres que viajam sozinhas ou em grupo), considerando também dinâmicas próprias de segurança que afetam mulheres vítimas de violência com potencial de criação de emprego para mulheres que passaram por contextos de vulnerabilidade;
Restauração: um restaurante e uma biblio-café com produtos biológicos com potencial de criação de emprego para mulheres que passaram por contextos de vulnerabilidade;
Salas para secretariado técnico permanente da PpDM e das suas representantes em organizações internacionais;
Salas para as organizações-membros;
Espaços comuns: centro de recursos, auditório para a partilha da reflexão feminista (seminários, conferências, tertúlias, cine-debates); salas de formação, etc.
Atividades
Realização de um estudo de viabilidade económica (business case)
Prospeção, contactos e reuniões com entidades com potencialidade para serem envolvidas, direta ou indiretamente, na criação do espaço
Angariação de apoios
Duração
1 de junho 2024 a 31 de maio 2025