Corpos Sociais

Triénio 2019-2021

Direção

Presidente: Ana Sofia Fernandes, EOS

Ana Sofia Fernandes é Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres, membro do grupo de referência global da UE/ONU no âmbito da Iniciativa “Spotlight” e Conselheira no Conselho Económico e Social Português (CES). Entre 2010 e 2015 trabalhou no Instituto Europeu para a Igualdade de Género como Coordenadora das Partes Interessadas e Responsável pelo Centro de Recursos e Documentação. Tem formação em Relações Internacionais e Cooperação para o Desenvolvimento e a sua atividade profissional data de 1995, tendo exercido funções, entre outros, na Direção-Geral da Saúde, gabinete do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, e gabinete do Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural.

Vice-Presidente: Leonor Valente Monteiro, APC

Vice-Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e delegada à Assembleia Geral do Lobby Europeu das Mulheres. Advogada. Fundadora e Coordenadora-Geral da Associação Projecto Criar (APC). Foi Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (triénio 2014-2017) e Info-Point no Conselho da Europa – Programa HELP28, em representação da Ordem dos Advogados. Foi consultora no Projecto Lexis, formando operadores judiciários na área da violência doméstica. Foi coordenadora do projecto “Ousar Vencer a violência na família” levado a cabo pela APMJ; coordenadora do Projecto GIAC – Grupo Interdisciplinar de Apoio à Criança e do Projeto VITA, que tiveram como objetivo a intervenção no combate à Violência de Género e a administração de formação especializada. Coordenou o Projeto MIME – Apoio a Crianças e Mulheres Imigrantes e de Minorias Étnicas. Coordena atualmente o Projeto GIAC II e o Programa MORE+, apoiado pela SECI. Vencedora do Prémio Lopes Cardoso atribuído pela Ordem dos Advogados Portugueses.

Tesoureira: Ilidiacolina Vera Cruz, Mén Non

Ilidiacolina Vera Cruz, é Tesoureira da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Foi fundadora e é presidente da Associação Mén Non – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal desde março 2017, tendo exercido funções de Secretária Geral e financeira (2010-2014) e Vice-Presidente (2014-2017). Coordena projectos na área das migrações e integração das mulheres imigrantes e afrodescendentes, entre outros Migrações inclusivas e os direitos humanos das mulheres – Informar para uma cidadania plena e Sentir e Agir Mulher (2017-2019). Foi representante da PpDM na plataforma da sociedade civil europeia contra o tráfico de seres humanos (2013-2015). Foi fundadora e Secretária Geral da PADEMA – Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana (2016). Tem formação em Gestão de empresas Turísticas e Hoteleiras e Planeamento e Desenvolvimento Turístico.

Assembleia-Geral

Presidente, Teresa Pinto, APEM

Teresa Pinto é Presidente da Mesa da AG da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, por proposta da APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Tem formação em História, Economia e Sociologia Históricas e Estudos sobre as Mulheres e, além de docente do ensino secundário e superior, exerceu funções na CIDM/CIG – Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres (atual CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (1995-2004) e voltou a colaborar com aquela instituição entre 2008 e 2012 na área da educação e dos Planos Nacionais para a Igualdade. É formadora em educação, género e cidadania e em estudos sobre as mulheres, áreas sobre as quais também investiga. Foi Presidente da APEM entre 2007 e 2014, sendo atualmente Presidente da Mesa da AG, e perita convidada pela Comissão Europeia, pelo EIGE – Instituto Europeu para a Igualdade de Género e pelo Conselho da Europa (entre 2000 e 2012). Foi Conselheira do Conselho Nacional de Educação (2007-2010) em representação das ONGM.

Vice-Presidente, Margarida Medina Martins, AMCV

Margarida Medina Martins é Vice-Presidente da AG da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Co-fundadora da AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência (1992), representou a organização na ONU, WAVE, LEM e CC da CIG, sendo atualmente Presidente. Perita em Direitos Humanos das mulheres e das crianças e ativista na defesa dos direitos das mulheres, jovens e crianças sobreviventes de violência, foi co-fundadora de várias associações, entre outras, Associação Contra o Femicídio, Associação Plataforma Internet Segura, Associação Portuguesa para a Prevenção do Abuso e Negligencia de Crianças, Sociedade Português de Psicologia Comunitária e Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Tem formação em educação pela arte, saúde mental e comunitária e prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Secretária, Isabel Rebelo, SEIES

Isabel Maia Rebelo é secretária da AG da Plataforma Portuguesa para os Direitos das mulheres, em representação da cooperativa SEIES. É cofundadora da cooperativa SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (1980), tendo exercido diversos cargos nos seus órgãos sociais, nomeadamente de direção. É formadora, desde 1981, formadora de formadoras/es perita em igualdade entre mulheres e homens e consultora perita em estratégias participativas com integração da análise de género no desenvolvimento comunitário (desde 1986). É vice-presidente da ANIMAR, associação portuguesa para o desenvolvimento local, Presidente da Mesa do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Setúbal da EAPN Portugal, Rede Europeia Anti Pobreza, e membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo.

Conselho Fiscal

Presidente, Nora Kiss, REDE de Jovens para a Igualdade

Nora Kiss é Presidente do Conselho Fiscal da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Politóloga e economista de formação, é Presidente da Direção da REDE de Jovens para a Igualdade e trabalha pelo empoderamento das jovens mulheres, pelo mainstreaming de género na área da juventude e pela promoção da igualdade de género e Direitos Humanos das mulheres e raparigas no ativismo e associativismo juvenil e na educação para os Direitos Humanos. É conselheira do Conselho Consultivo da CIG e foi delegada da PpDM na Assembleia-geral do Lobby Europeu de Mulheres entre 2014 e 2018.

Vogal, Iolanda Veiga, Associação das Mulheres Cabo-Verdeanas na Diáspora em Portugal

Iolanda Veiga é Vogal do Conselho Fiscal da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. É Presidente da Associação de Mulheres Cabo-verdianas na Diáspora em Portugal desde janeiro 2017, tendo exercido funções de Vice-Presidente na Associação Cabo-verdiana de Lisboa (2011-2013). Foi conselheira da comissão para a igualdade e contra a discriminação (ACM) de 2012-2015 e conselheira da comissão permanente – Jurista da ACM de 2013-2015. Tem formação em Direito, em CCP e coaching e comunicação.

Vogal, Ana Rita Brito, Akto – Direitos humanos e democracia

Ana Rita Brito é vogal do Conselho Fiscal da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Desde 2015 é coordenadora de projectos Internacionais na Akto, entre os quais Programa H e M – Promoção da cidadania e igualdade género entre jovens em parceria com o Instituto Promundo – Europa e o CES da UC. Pós-graduada em Sociologia em 2011, trabalhou em diversos projectos, nomeadamente sobre a participação das mulheres na vida política. Tem experiência internacional como formadora na prevenção e combate à violência nas relações de intimidade (São Tomé e Príncipe) e em missões de Ajuda Humanitária de Emergência, enquanto coordenadora logística, actuando na prevenção da violência contra as mulheres (Filipinas, 2013). Em 2016/17/19 integrou a delegação da PpDM à Comissão do Estatuto das Mulheres (CSW) das Nações Unidas, em Nova Iorque.