Mobiliza-te Contra o Sexismo! no ensino superior e na educação

Realizou-se hoje, dia 2 de outubro, o workshop online Mobiliza-te Contra o Sexismo! no ensino superior e na educação, com a participação de 21 docentes e especialistas da rede Coeducação, provenientes de 11 instituições de ensino superior, de norte a sul do país. Esta foi uma iniciativa conjunta da CIG e da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), no quadro da parceria da CIG no Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo! que, em Portugal, é coordenado pela PpDM.

Participaram neste workshop docentes e especialistas em Igualdade de Género, Educação e Formação de Docentes, que têm trabalhado mais directamente com a CIG nos últimos 10 anos, pertencentes, no seu conjunto, às seguintes instituições de ensino superior: Universidades Aberta, da Beira Interior, de Coimbra (FPCE e FE), de Évora e do Porto (FADE); Escolas Superiores de Educação de Coimbra, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal.

Constituindo a primeira iniciativa do projecto a nível europeu e assinalando assim o seu arranque, pretendeu-se com este workshop dar a conhecer a Campanha do Conselho da Europa Sexism: See it! Name it! Stop it! e encontrar vias de disseminação da campanha, e dos respetivos materiais, nas instituições de pertença das e dos participantes, bem como da sua utilização na actividade docente de cada uma e de cada um. De acordo com os objectivos do Projeto, pretendeu-se, ainda, desafiar as e os especialistas a contribuir, com as suas sugestões, para a aplicação da Recomendação do CoE sobre a Prevenção e Combate do Sexismo, no nosso país.

Deste workshop tornou-se evidente que:

  • quer a Recomendação quer a campanha vão ao encontro das preocupações e das necessidades da realidade e do que se passa nas instituições do ensino superior;
  • é evidente que existe sexismo nas escolas, no ensino e nas instituições do ensino superior, e que tal requer um trabalho de prevenção, de proteção e de apoio a sobreviventes;
  • há que introduzir sistematicamente uma narrativa de tolerância zero ao sexismo e à violência inerente ao sexismo;
  • existe vontade e um grande interesse por parte das e dos participantes em fazer acontecer.

Há ainda um longo caminho a percorrer no garante dos direitos humanos das mulheres e raparigas. Acabar com o sexismo é absolutamente determinante para que 52% da população portuguesa possa viver livre de condicionalismos, de violência e de discriminação com base no sexo.

#AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

 

4 comentários em “Mobiliza-te Contra o Sexismo! no ensino superior e na educação”

Deixe um comentário