Voluntariado

Vem fazer parte da Comunidade Púrpura!

Muito do nosso trabalho é feito por pessoas voluntárias. São um apoio fundamental tanto para a equipa técnica do secretariado permanente da PpDM como para as nossas 29 organizações-membros.

 

O caminho feminista percorre-se em conjunto, já o sabiam as Três Marias:

«Creio na criação coletiva de todas nós (…) Se uma Maria faz tanto barulho, o que farão três Marias?» Maria Velho da Costa em MEIRIM, Joana (2023) “O essencial sobre As Três Marias” da Imprensa Nacional.

O que farão cinquenta? Cem? O poder transformador surge no coletivo. O nosso programa de voluntariado pretende potenciar essa força da comunidade viva, solidificando e formalizando muito do apoio que já nos era oferecido por feministas comprometidas informalmente ao longo dos anos. 

Assim, construímos um espaço de reflexão de teorias e práticas feministas, de partilha e de aprendizagem mútua e conjunta, com base nos princípios da PpDM e valorizando as diferentes experiências e conhecimentos de todas e todos nós, tendo em vista o nosso objetivo comum: a emancipação de todas as mulheres e raparigas. Fazes este caminho connosco?

O que significa ser parte da Comunidade Púrpura?

Fazer um voluntariado connosco permite-te:

  • contribuir ativamente para a promoção da igualdade entre mulheres e homens e para o fortalecimento do trabalho das organização não-governamentais de mulheres;
  • obter formação, experiência e aprendizagens em Direitos Humanos das Mulheres e conhecer diferentes áreas de atuação das organizações de mulheres;
  • conhecer e trabalhar com outras pessoas com pensamento feminista, comprometidas com a igualdade entre mulheres e homens;
  • adquirir novos conhecimentos e alargar o teu horizonte pessoal, social, político, académico e/ou profissional.

Como funciona a Comunidade Púrpura?

A Comunidade Púrpura tem dois eixos – o do trabalho voluntário e o da formação contínua feminista.

Articulam-se da seguinte maneira:

 

O que precisas para participar?

Os pré-requisitos mais importantes para seres voluntária/o na Comunidade Púrpura são a partilha dos princípios e valores da PpDM, curiosidade e vontade de aprender em conjunto. Além disso, o voluntariado implica os seguintes deveres:

  • frequentar a formação inicial (regularmente ministrada pela PpDM);
  • participar com regularidade nos dois eixos do programa:
    • eixo do trabalho voluntário: carga horária mínima de 6 horas/mês
    • eixo da formação contínua feminista: participação em pelo menos 6 atividades/ano
  • assinar um contrato de voluntariado.

Não moras em Lisboa? Trabalhas durante o dia? Não te preocupes. Queremos que saibas que a distância física ou a disponibilidade intermitente e/ou em horários flexíveis não são impeditivas de contributos ricos, feitos à distância ou numa das nossas organizações-membros com sede em outras partes do país.

Qual o tipo de tarefas que podes desempenhar no eixo do trabalho voluntário?

A PpDM é uma plataforma de organizações de mulheres com 29 organizações-membros, com áreas de atuação muito diversas. Aqui podes encontrar mais informações sobre a PpDM enquanto plataforma e aqui sobre todas as organizações-membros.

O programa de voluntariado abrange tanto o apoio ao secretariado permanente da PpDM como às organizações-membros, e a diversidade delas reflete-se também na diversidade de tarefas a realizar. As tarefas que podes ver na tabela abaixo servem como exemplo daquilo que é expectável, embora a lista não seja exaustiva.

Se decidires fazer um voluntariado connosco, vamos propôr um matching com as nossas necessidades consoante os teus interesses e as competências que já tens e as que ambicionas adquirir, a tua área geográfica e a tua disponibilidade.

A definição do teu plano de voluntariado será sempre feita em conjunto contigo. Em nenhum momento iremos pedir-te que efetues tarefas com as quais não te sintas confortável.

 

Procedimento

  1. Inscreve-te através do nosso formulário de candidatura e vamos entrar em contacto contigo;
  2. Vamos convidar-te a participar numa formação inicial de voluntariado com a duração de uma tarde, oferecida regularmente por nós;
  3. Na fase de seleção e auto-seleção, terás a oportunidade para decidir se desejas efetivamente fazer parte da Comunidade Púrpura, e é também nessa fase que articulamos os teus interesses, competências, disponibilidade e localização geográfica com as nossas necessidades organizacionais;
  4. Na fase de acolhimento e formalização, vamos construir o teu plano de voluntariado em conjunto e assinar o contrato para formalizar a tua participação;
  5. Terás sempre uma pessoa de contacto na PpDM ou numa das nossas organizações-membro e haverá reuniões regulares de acompanhamento e supervisão.

Candidaturas

De momento, as candidaturas para a Comunidade Púrpura encontram-se encerradas. Fica atenta/o: em breve abrirão novamente e esperamos contar contigo!