Mobiliza-te Contra o Sexismo! com a Rede de Coeducação

Realizou-se no dia 6 de novembro uma reunião do Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo! promovida conjuntamente pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) com docentes do ensino superior, membros da Rede de Coeducação, provenientes de 9 de instituições. A reunião foi dinamizada por Teresa Alvarez, da CIG, e Alexandra Silva, da PpDM, contando ainda com a participação de Maria Sepúlveda desta organização.

Esta foi já a 2ª reunião no âmbito da Rede de Coeducação, dando continuidade ao trabalho que já está a ser desenvolvido por uma equipa alargada de 23 docentes pertencentes, no seu conjunto, às 11 instituições que colaboram no Projeto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Universidade do Porto (Faculdade de Desporto), Universidade da Beira Interior, Universidade de Évora, Universidade Aberta, Escolas Superiores de Educação de Coimbra, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos.

Foi possível fazer o balanço, quer das ações de disseminação da campanha Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele e da Recomendação do CoE “Prevenir e combater o sexismo”, dentro e fora destas instituições, quer das diversas actividades, dirigidas a discentes e a docentes, que estão a ser desenvolvidas agora e com os olhos postos no futuro. Neste sentido equacionaram-se formas de dar continuidade ao Projeto e que permitam dar visibilidade ao trabalho a desenvolver ao longo do ano lectivo. Partindo da denúncia do sexismo e da conscientização das suas manifestações e dos seus efeitos e resultados, o objectivo destas instituições é a construção da igualdade social entre mulheres e homens.

A partilha de práticas e de inquietações rumo à eliminação do sexismo nas práticas educativas e nas pedagogias é fundamental quando existe consciência de que “o sexismo e os comportamentos sexistas são praticados a nível individual, institucional e estrutural, e vividos com efeitos negativos a esses três níveis, pelo que importa tomar medidas para prevenir e combater o sexismo em todos os níveis” (Recomendação CM/Rec(2019)1).

Mobiliza-te Contra o Sexismo, um projeto em cooperação com o Lobby Europeu das Mulheres e financiado pelo Conselho da Europa

Veja as iniciativas já realizadas no âmbito do projeto: workshop com o IPDJ, e com o ensino superior e a educação; a mesa redonda com as ONG, reunião com o INR, reunião com o ACM, participação em ações de formação; e a reunião com a ESCS de Lisboa.

Para saber mais sobre o projeto ver aqui. Para conhecer a campanha ir aqui.

Siga-nos no Facebook e no Instagram #AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Deixe um comentário