Mobiliza-te Contra o Sexismo! com o Alto Comissariado para as Migrações

Realizou-se hoje, dia 19 de outubro, mais uma iniciativa do Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo! Mais uma vez, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) promoveram conjuntamente uma reunião online desta vez com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Para além de dar a conhecer a campanha, abordaram-se as principais questões da Recomendação do Conselho da Europa “Prevenir e Combater o Sexismo” aprovada em 2019, dirigidas ao sector público na ótica das discriminações múltiplas e da interseccionalidade que a mesma Recomendação integra, sublinhando que o sexismo existe, persiste e é vivenciado pelas mulheres migrantes, mulheres e raparigas ciganas e mulheres refugiadas.

Participaram nesta reunião, Vera Fonseca e Isabel Cunha, do ACM, Ana Sofia Fernandes, Presidente da PpDM, Alexandra Silva e Inês Renda também da PpDM (por dificuldades de acesso online Teresa Alvarez, da CIG, não conseguiu participar).

A iniciativa integra-se na parceria da CIG no Projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo!  coordenado, em Portugal, pela PpDM.

A apresentação do projeto e da Campanha #AcabaComOSexismo foi bem acolhida, estando o ACM a estudar a possibilidade de se associar ao projeto e em que moldes se concretiza essa associação.

O sexismo vivenciado pelas mulheres migrantes, mulheres e raparigas ciganas, mulheres e raparigas refugiadas e, nestas, em mulheres com outros fatores de vulnerabilidade acrescida – como é o caso das pessoas que não falam português ou não o entendem na sua plenitude ou desconhecem os serviços que existem e que as podem apoiar – para além da idade e da eventual maior exposição a situações de pobreza, tem de ser combatido! Caberá ao ACM garantir a  transversalidade desta ótica nas políticas e ações dirigidas às pessoas migrantes, ciganas e refugiadas, na esfera da sua ação.

Estamos em crer que a Recomendação Prevenir e Combater o Sexismo, de 2019, passará a fazer parte da ação do ACM, seja na esfera da ação interna como externa.

Veja as iniciativas já realizadas no âmbito do projeto: workshop com o IPDJ, e com o ensino superior e a educação; e a mesa redonda com as ONG bem como a reunião com o INR.

Para saber mais sobre o projeto ver aqui. Para conhecer a campanha ir aqui.

Siga-nos no Facebook e no Instagram #AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Mobiliza-te Contra o Sexismo, um projeto em cooperação com o Lobby Europeu das Mulheres e financiado pelo Conselho da Europa

1 comentário em “Mobiliza-te Contra o Sexismo! com o Alto Comissariado para as Migrações”

Deixe um comentário