Mobiliza-te Contra o Sexismo! com o Instituto Nacional para a Reabilitação

Realizou-se hoje, dia 14 de outubro, mais uma iniciativa do Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo! Mais uma vez, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) promoveram conjuntamente uma reunião online desta vez com o Instituto Nacional para a Reabilitação.

Para além de dar a conhecer a campanha, abordaram-se as principais questões da Recomendação do Conselho da Europa “Prevenir e Combater o Sexismo” aprovada em 2019, dirigidas ao sector público na ótica das discriminações múltiplas e da interseccionalidade que a mesma Recomendação integra, sublinhando que apenas se combate o sexismo em pleno quando esse combate tomar em consideração todas as mulheres e raparigas, e, no caso em particular, as que têm deficiência.

Participaram nesta reunião, Fátima Alves, Odete Fiúza, Eva Bastos, do INR, Ana Sofia Fernandes, Presidente da PpDM, Alexandra Silva e Inês Renda também da PpDM, e Teresa Alvarez, da CIG.

A iniciativa integra-se na parceria da CIG no Projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo!  coordenado, em Portugal, pela PpDM.

Foi particularmente evidente que o combate ao sexismo é uma questão importante para o INR, e, nesse sentido, foram acordadas ações que passam a integrar o Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo!, nomeadamente ações de conscientização sobre a prevenção e o combate ao sexismo dirigido às mulheres e raparigas com deficiência, adaptação dos materiais da campanha online Sexism. See it. Name it. Stop it! do CoE por forma a serem inclusivos para as pessoas com deficiência e apresentação da campanha e materiais numa sessão pública na Biblioteca do INR.

Estamos em crer que a Recomendação Prevenir e Combater o Sexismo, de 2019, passará a fazer parte da ação do INR. A vontade, disponibilidade e empenho demonstrados na reunião são ilustrativos do que queremos e podemos fazer juntas para eliminar o sexismo.

Mobiliza-te Contra o Sexismo, um projeto em cooperação com o Lobby Europeu das Mulheres e financiado pelo Conselho da Europa

Veja as iniciativas já realizadas no âmbito do projecto: workshop com o IPDJ, e com o ensino superior e a educação; e a mesa redonda com as ONG.

Para saber mais sobre o projeto ver aqui. Para conhecer a campanha ir aqui.

Siga-nos no Facebook e no Instagram #AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

 

Deixe um comentário