Mobiliza-te Contra o Sexismo! com as Autarquias

No dia 10 de novembro teve lugar mais um workshop online do Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo! destinado, desta vez, às autarquias, do continente e regiões autónomas.

Intitulado Prevenir e combater o sexismo nas políticas locais para a Igualdade, o workshop teve dois objectivos. O primeiro consistiu em dar a conhecer a campanha Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele, apresentar os materiais produzidos pelo Conselho da Europa e aqueles que têm sido produzidos pela PpDM, em parceria com a CIG, e explicitar as formas de os divulgar no quadro do Projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo! e após o seu termo. O segundo objectivo foi o de sublinhar as ideias-chave da Recomendação do Conselho da Europa Prevenir e combater o sexismo, aprovada em 2019, e demonstrar como a Recomendação pode ser um instrumento a usar pelas autarquias nas políticas locais para a igualdade entre mulheres e homens, nomeadamente nos Planos Municipais para a Igualdade. Das oito áreas estratégicas identificadas pela Recomendação, destacam-se cinco: Linguagem e Comunicação (área que é transversal a todas as outras), Local de Trabalho, Setor Público, Educação, Cultura e Desporto. A partir de algumas questões identificadas nestas áreas, procurou-se fazer o entrosamento entre a Recomendação e as diversas preocupações e prioridades que pautam a ação dos municípios em prol da construção de uma igualdade substantiva entre mulheres e homens, nos respectivos territórios.

O workshop foi promovido conjuntamente pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e despertou o interesse de 46 autarquias. Participaram cerca de 70 pessoas, provenientes de autarquias de norte a sul do país e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. O workshop foi dinamizado por Teresa Alvarez, da CIG, e Alexandra Silva, da PpDM, e contou com a participação de Isabel Rosinha e Rosa Oliveira, da CIG, e Inês Renda, da PpDM.

No final do workshop, várias autarquias revelaram ter aderido à campanha e outras manifestaram o interesse em se associar à sua divulgação e à utilização dos seus materiais. Constatou-se ainda o interesse generalizado em integrar esta problemática nas iniciativas que, a médio prazo, poderão vir a ser desenvolvidas no quadro das políticas locais para a igualdade, nomeadamente dos planos municipais, e da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND).

Mobiliza-te Contra o Sexismo, um projeto em cooperação com o Lobby Europeu das Mulheres e financiado pelo Conselho da Europa

Veja as iniciativas já realizadas no âmbito do projeto: workshop com o IPDJ, workshop com o ensino superior e a educação; a mesa redonda com as ONG, reunião com o INR, reunião com o ACM, participação em ações de formação, a reunião com a ESCS de Lisboa e a reunião com a Rede de Coeducação.

Para saber mais sobre o projeto ver aqui. Para conhecer a campanha ir aqui.

Siga-nos no Facebook e no Instagram #AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

 

Deixe um comentário