Prémio Beatriz Ângelo atribuído à PpDM

O Prémio Beatriz Ângelo atribuído pela Câmara Municipal de Odivelas, que distingue personalidades e entidades que desenvolvem um trabalho relevante nas áreas da não discriminação e da igualdade entre mulheres e homens, foi entregue à Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, numa cerimónia que decorreu no Dia Internacional das Mulheres no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A PpDM sente-se honrada por receber este prémio, que, por certo, será um forte estímulo para a continuação do nosso trabalho com energia renovada.

Este prémio anual foi instituído pelo Município de Odivelas e tem como objetivo distinguir mulheres e/ou associações que se destaquem pelo exemplo e contributo de relevo para uma sociedade mais equilibrada e promotora de uma verdadeira igualdade entre mulheres e homens, a nível local ou nacional.

A PpDM e Maria Antónia Machado, Presidente da CEDEMA, foram as agraciadas da 12ª edição deste prémio, que homenageia a sufragista, ativista dos direitos das mulheres e líder dos movimentos feministas portugueses no início do século XX, Carolina Beatriz Ângelo, que se destacou, entre outros factos, por ser a primeira mulher a votar em eleições no nosso país. Carolina Beatriz Ângelo foi uma das feministas mais marcantes do nosso país.

Miguel Cabrita, Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, num discurso sentido, enalteceu o trabalho meritoso e consistente da PpDM, em diferentes áreas, distinguindo o valioso contributo da PpDM para a definição, implementação e avaliação das políticas públicas em Portugal na realização da igualdade entre mulheres e homens. Salientou o elevado conhecimento da PpDM e a sua intervenção ao nível local, nacional, europeu e internacional.

O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, lembrou que assinalar este 8 de março recorda o significativo caminho já realizado em matéria de igualdade entre mulheres e homens, mas permite, também, refletir sobre o muito que ainda falta fazer e percorrer nos diversos domínios da vida cívica, política, económica, social e cultural.

O Prémio Municipal Beatriz Ângelo é, para o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas Hugo Martins, uma distinção que procura evidenciar e premiar o trabalho e o contributo que mulheres e entidades, em prol da redução das desigualdades, em particular das desigualdades entre mulheres e homens, assim como no combate à exclusão social.

A cerimónia do Prémio Municipal Beatriz Ângelo contou, também, com um momento musical.

Estiveram igualmente presentes neste momento de homenagem o antigo Presidente da autarquia, Manuel Varges, a Vereadora Susana Santos, Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, a Conselheira Municipal para a Igualdade, Hortênsia Mendes, e demais representantes de instituições sociais, entidades civis, educativas e religiosas.

#DIM #BeatrizAngelo @CamaraMunicipalOdivelas

Deixe um comentário