Prémio Municipal Beatriz Ângelo celebra 15 anos

No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março de 2025, realizou-se a cerimónia de entrega do Prémio Municipal Beatriz Ângelo no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas. Criado para homenagear personalidades e entidades que se destacam na luta pela igualdade entre mulheres e homens, o prémio assinalou este ano o seu 15.º aniversário com uma exposição dedicada a todas as mulheres e instituições distinguidas ao longo dos anos, patente ao público até ao final de março.

Atribuído anualmente, o Prémio Beatriz Ângelo presta tributo a uma figura marcante do feminismo português, reconhecendo a sua luta pelos direitos das mulheres no século XX. Beatriz Ângelo foi não só a primeira mulher a votar em Portugal, mas também uma ativista incansável pela igualdade. Em 2023, a PpDM teve a honra de ser uma das premiadas, ao lado de Maria Antónia Machado, Presidente da CEDEMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos.

Na 14.ª edição do prémio, foram distinguidas Catarina Furtado e Odete Santos (a título póstumo), duas mulheres com um percurso notável na defesa dos direitos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens. Pela primeira vez, foram também reconhecidas empresas sediadas no concelho – Arquiconsult e J. Oliveira & Simões – pelo seu compromisso com a promoção da igualdade no ambiente de trabalho.

O Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita, sublinhou que “os estereótipos de género, as desigualdades entre homens e mulheres e as práticas de discriminação continuam a fazer parte da nossa vida coletiva”, reforçando que “o combate à desigualdade e à discriminação continua a ser necessário e atual, em tantas áreas da nossa sociedade.”

A Vereadora Susana Santos, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, destacou o peso das exigências sociais impostas às mulheres, afirmando que “a ideia, passada e repassada, de que as mulheres conseguem fazer tudo, sempre com elegância e um sorriso no rosto, é a maior armadilha que enfrentam.” Salientou ainda que “nem as mulheres nem os homens conseguem fazer tudo sozinhos. Mas juntos, em colaboração e cooperação, podemos deixar um legado de progresso económico, político e social às novas gerações.”

A cerimónia contou também com uma atuação cultural de um trio performativo, que trouxe um momento artístico especial à celebração.

Estiveram presentes as Vereadoras Mónica Vilarinho, Ana Isabel Gomes e o Vereador Painho Ferreira, bem como os Presidentes das Juntas de Freguesia de Odivelas, Pontinha-Famões e Ramada-CaneçasNuno Gaudêncio, Jorge Nunes e Manuel Varela, respetivamente. O júri do prémio foi composto pelas/os Conselheiras/os Municipais para a Igualdade Hortênsia Mendes e Bruno Santos, bem como Maria da Luz Nogueira e Rosário Fidalgo, representantes da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Deixe um comentário