Início da 3.ª Edição do Programa “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual”
No seguimento da 1.ª e 2.ª edições, a Sessão de Abertura da 3.ª edição do programa “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual” teve lugar no dia 30 de janeiro de 2025, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa. O evento reafirmou o objetivo principal deste programa: desenvolver competências de liderança em jovens dirigentes e integrar a igualdade entre mulheres e homens como uma prioridade na agenda das organizações desportivas.
A sessão foi marcada por discursos de várias personalidades, incluindo o Presidente do COP, Artur Lopes, que destacou a importância de tornar a igualdade entre mulheres e homens e a boa governação não apenas princípios, mas práticas concretas no desporto. O desporto, pela sua capacidade de inspirar e transformar vidas, deve ser um reflexo de uma sociedade mais justa e igual, com acesso a iguais e plenas oportunidades para todas e todos.
Carla Silva, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), enfatizou a relevância do programa, considerando-o uma excelente oportunidade para renovar e capacitar as e os futuras/os dirigentes que estarão à frente do desporto no país. Afirmou ainda que a formação será fundamental para o desenvolvimento de novas competências e a construção de um futuro mais igual no desporto.
Isabel Cruz, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), sublinhou que este programa tem um alinhamento direto com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação, coordenada pela CIG, e faz parte do Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens. O programa também está inscrito no Objetivo Estratégico nº 2 da CIG, que visa garantir uma educação e formação livres de estereótipos sexistas/de género.
A turma desta 3.ª edição do programa é composta por 20 jovens dirigentes, com idades médias de 28 anos, sendo composta por 12 mulheres e 8 homens. Este grupo será acompanhado por uma equipa de mentoras e mentores, integrando um grupo de profissionais com grande experiência e reconhecimento na área do desporto, que irão partilhar o seu conhecimento para contribuir para o desenvolvimento das novas lideranças. A equipa de mentoria inclui:
- Alexandrina Cruz, presidente da SAD do Rio Ave
- André Seabra, diretor da Portugal Football School
- Carla Ribeiro, chefe da Divisão Desporto para Todos do IPDJ, IP. Membro da Comissão Executiva do COP entre 2017 e 2024
- Carlos Barroca, embaixador da NBA BASKETBALL SCHOOL Portugal. Vice-Presidente da NBA para a Ásia e Oceânia, entre 2014 e 2024
- Daniel Moura, coordenador do Gabinete de Atividade Física & Desporto da Universidade Nova. Jovem líder participante da 2.ª edição do programa Novas Lideranças
- João Paulo Almeida, diretor-geral do Comité Olímpico de Portugal
- Madalena Ferreira, gestora de Desporto da Associação Naval de Lisboa, Secção de Remo. Jovem líder participante da 2.ª edição do programa Novas Lideranças
- Ricardo Carvalho, fundador e diretor da Social Innovation Sports
- Sílvia Vermelho, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., entre 2022 e 2024
- Sofia Ramalho, team manager da Equipa Feminina de Basquetebol do Sport Lisboa Benfica.
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) tem um papel crucial neste projeto, com a sua representante, Teresa Silva, da REDE de Jovens para a Igualdade, a dinamizar uma sessão de mentoria para o grupo de pessoas mentoras desta sessão. A colaboração entre o COP, a CIG, o IPDJ e a PpDM reflete o esforço coletivo em promover um desporto mais igual, valorizando particularmente a presença de mulheres nas lideranças desportivas.
Assim, o grupo de participantes irá definir planos de ação concretos para as suas organizações desportivas, visando concretizar os “Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024” do Comité Olímpico Internacional (COI) e contribuindo, desta maneira, para uma cultura de mudança no Desporto em Portugal.
Objetivos do programa:
O “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual” visa:
- Fomentar uma liderança desportiva inclusiva e justa, baseada nos princípios da igualdade entre mulheres e homens.
- Aumentar a participação das mulheres em posições de decisão no desporto, tanto a nível local quanto nacional.
- Desenvolver a capacidade de tomada de decisão e promover boas práticas de governação no desporto.
- Capacitar jovens dirigentes para contribuírem para uma cultura de mudança no Desporto em Portugal.
O programa é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM).
Esta iniciativa representa um passo significativo na construção de uma cultura desportiva transformadora. A PpDM, enquanto parceira do programa, reafirma o seu compromisso em contribuir para um desporto sem discriminação ou violência, com igualdade de participação e decisão de forma livre e segura, para mulheres e homens, raparigas e rapazes.