PpDM participa no primeiro workshop do Programa Novas Lideranças 2024/25 em Santa Cruz
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Pousada da Juventude em Santa Cruz acolheu o primeiro workshop da 3.ª edição do programa “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual”. Esta iniciativa visa o desenvolvimento de competências de liderança em jovens dirigentes, colocando a igualdade entre mulheres e homens como uma prioridade na agenda das organizações desportivas.
Ao longo do fim de semana, decorreram várias sessões de formação, proporcionando a formandas e formandos a oportunidade de aprofundar o tema da igualdade entre mulheres e homens e o seu impacto no desporto. Foi também analisada a sua relação com a fraca participação das mulheres no desporto em Portugal, nomeadamente na liderança.
Carla Rocha, formadora e consultora na área da comunicação, foi responsável por interligar as atividades ao longo dos dois dias, conduzindo ainda uma sessão dedicada aos fundamentos da comunicação. A coordenação pedagógica do programa esteve a cargo de Elisabete Jacinto, que acompanhou e orientou a equipa em formação, enriquecendo a experiência com os seus conhecimentos e partilhas.
Pedro Dias, coordenador da área de Gender Equality & Inclusion do Comité Olímpico Internacional (COI), partilhou a sua experiência no programa internacional New Leaders, abordando também os objetivos e os resultados da estratégia de inclusão e igualdade entre mulheres e homens do COI.
Isabel Cruz, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), e Teresa Alvarez, especialista na área da igualdade do CEMRI – Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, foram as responsáveis pelas sessões sobre a igualdade efetiva entre mulheres e homens.
Teresa Silva, representante da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e Presidente da REDE de Jovens para a Igualdade, abordou a importância da representação das mulheres e das raparigas na liderança.
Este workshop foi o primeiro de três encontros do Programa Novas Lideranças, que decorrerá até julho de 2025 e culminará numa conferência final.
A turma desta 3.ª edição do programa é composta por 20 jovens dirigentes, com idades médias de 28 anos, sendo composta por 12 mulheres e 8 homens. Este grupo será acompanhado por uma equipa de mentoras e mentores, integrando um grupo de profissionais com grande experiência e reconhecimento na área do desporto, que irão partilhar o seu conhecimento para contribuir para o desenvolvimento das novas lideranças.
O programa é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM).
Esta iniciativa representa um passo significativo na construção de uma cultura desportiva transformadora. A PpDM, enquanto parceira do programa, reafirma o seu compromisso em contribuir para um desporto sem discriminação ou violência, com igualdade de participação e decisão de forma livre e segura, para mulheres e homens, raparigas e rapazes.