Programa “NOVAS LIDERANÇAS, Para um Desporto +Igual”
Arranca hoje o Programa de formação e mentoria NOVAS LIDERANÇAS | PARA UM DESPORTO +IGUAL”, dirigido a jovens dirigentes da área do desporto que pretendam desenvolver as suas competências de liderança, integrando a igualdade entre mulheres e homens como uma prioridade na agenda de boa governação das suas organizações desportivas.
O programa de formação e mentoria é de frequência gratuita e decorrerá entre fevereiro e julho de 2023, sendo composto por três workshops em regime de internato, sessões de mentoria e uma conferência final.
O grupo de participantes a selecionar (8 mulheres e 8 homens), com idades até aos 35 anos, irá definir planos de ação concretos para as suas organizações desportivas, visando concretizar os “Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024” do Comité Olímpico Internacional (COI) e contribuindo, desta maneira, para uma cultura de mudança no Desporto em Portugal.
Uma equipa de mentores e mentoras, dirigentes com reconhecida liderança na área do desporto, vai acompanhar o grupo de participantes partilhando o seu conhecimento e experiência e, em conjunto, contribuirão para moldar o futuro do desporto no nosso país.
O programa “NOVAS LIDERANÇAS | PARA UM DESPORTO +IGUAL”, é coordenado por Filipa Cavalleri, Presidente da Comissão Mulheres e Desporto do COP, terá como moderadora e dinamizadora Carla Rocha, apresentadora de rádio, na Renascença e consultora na área de comunicação, e pretende criar uma rede de líderes com capacidade para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, cuja liderança assente em valores, como o da igualdade entre mulheres e homens. Ao mesmo tempo pretende desenvolver o conhecimento da tomada de decisão no desporto para alcançar uma boa governação, aumentar o número de mulheres em posições de decisão no desporto, a nível local, regional e nacional e implementar os “Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024”, do Comité Olímpico Internacional (COI).
O programa é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM). Propõe-se contribuir para a concretização do compromisso de ação do mandato da atual direção do COP 2022-2025, cujo objetivo prioritário é a “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino” e constitui ainda uma medida inscrita nos instrumentos de política pública quer do IPDJ – Plano Nacional de Juventude, quer da CIG – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.
Porque todas e todos temos um papel a desempenhar!
Inscrições até 15 de fevereiro aqui.
Para mais informação, aceda à página web do Programa.