Eu ESCOLHO mobilizar-me contra o Sexismo, com o Programa Escolhas

Workshop online em parceria com o Programa Escolhas/ACM

Decorreram durante os dias 3, 4 e 5 de novembro três workshops, no âmbito do projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo!, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), do qual o Programa Escolhas faz parte.

Os worskhops contaram com a participação de 59 dinamizadoras/es e técnicas/os do programa Escolhas (41 mulheres e 18 homens), de várias partes do país. O propósito: aprofundar o conhecimento e a operacionalização da Recomendação do Conselho da Europa Rec (2019)1 Prevenir e combater o sexismo, que fixou a primeira definição jurídica internacional de sexismo, oferecendo às dinamizadoras/es ferramentas necessárias para abordarem este tema com os respetivos grupos de jovens, promovendo ainda uma melhor compreensão das causas e das consequências do sexismo na vida quotidiana.

Os workshops incluíram vários momentos de debate, brainstorming e partilha de experiências, onde foi abordado o conceito de sexismo e as suas implicações a vários níveis, através de um enquadramento dos principais vetores desta Recomendação. Para além disto, foram abordados temas como a violência no namoro, violência nas relações de intimidade e violência sexual e a sua relação umbilical com o sexismo, tal como enunciado pela Recomendação do Conselho da Europa, parte de “um continuum que cria um clima de intimidação, medo e discriminação que afeta, sobretudo, mulheres e raparigas”. Por fim, tendo em vista o desafio proposto pelo Programa Escolhas, sobre a análise de músicas com expressões ou que refletem comportamentos sexistas, teve lugar o debate sobre a presença do sexismo na música, com várias intervenções dos e das jovens dinamizadoras que enalteceram o caráter estrutural, sistémico e problemático do mesmo, em todas as áreas da sociedade.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres encontra-se a implementar a campanha, “Sexismo: Repara nele, Fala dele, Acaba com ele, que tem como principal objetivo promover o debate sobre o sexismo e os seu efeitos nocivos e a sua erradicação em toda a Europa. O sexismo constitui ainda um obstáculo significativo à realização dos direitos humanos e liberdades fundamentais das mulheres em todo o mundo, bem como nos vários Estados-Membros do Conselho da Europa. É uma grave violação dos direitos humanos das mulheres e raparigas que não pode passar despercebida!

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui. Para conhecer a campanha, clique aqui.

#AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Deixe um comentário