Mobiliza-te Contra o Sexismo! Desafio aceite pelas/os jovens

No seguimento dos 3 workshops Eu ESCOLHO mobilizar-me contra o Sexismo, com o Programa Escolhas, 60 projetos Escolhas aceitaram o desafio e mobilizaram 726 crianças e jovens contra o sexismo, por todo o país.

Após debaterem com as crianças e jovens e de darem a conhecer a Campanha e a Recomendação do Conselho da Europa CM/Rec (2019)1 Prevenir e combater o sexismo, as e os dinamizadores comunitários desafiaram-nas/os a escolher uma música com letra sexista e propor alterações à letra.

Destas alterações, resultaram verdadeiras letras inspiradoras como esta e esta. Foram trabalhadas 50 músicas no total.

Para estas sessões, as e os jovens recorreram aos materiais da Campanha do Conselho da Europa.

Foram muitos os aspetos positivos referidos:

Os e as participantes estavam interessados/curiosos em saber mais sobre o tema.

Os e as jovens desconheciam o conceito de sexismo e foi possível tentar dar-lhes a conhecer este conceito.

Estiveram muito entusiasmados/as durante a sessão. Houve jovens mais velhos interessados em fazer parte da atividade o que é muito positivo. Depois da realização da atividade foi engraçado perceber que os/as participantes continuaram a falar sobre o assunto no espaço do projeto.

Demonstraram muito interesse no tema. Foram muito participativas no debate. Foram escolhidas várias músicas para se trabalhar, duas delas estão neste momento em processo de gravação no estúdio do centro juvenil, com as novas letras cantadas pelas jovens. Estas têm inclusive vontade de gravar um videoclip.

Os pontos positivos da atividade foram o interesse que despertou no grupo de participantes, sobretudo nas participantes femininas, porque o tema do sexismo acabou por tocar-lhes e fazê-las pensar em experiências pessoais menos boas que já tiveram. Além disso o tema foi pertinente neste momento porque este mês na atividade Igualdade na Diferença já andávamos a trabalhar a Igualdade de Género e o sexismo e por isso os/as participantes já estavam por dentro do assunto. Foi muito positivo a aplicação do quiz “Serei Sexista?” porque foi uma excelente forma de desbloquear o assunto e de motivar o debate e a participação. Os/As participantes debateram bastante as respostas e partilharam experiências interessantes, que levaram ao aprofundamento do tema. Por último, houve uma muito boa adesão à alteração da letra da música sexista. Fiquei surpreendida com a facilidade que tiveram em identificar letras com conteúdos sexistas e sobretudo com a facilidade e criatividade que tiveram na alteração da letra escolhida. Foi um trabalho dos/das participantes muito mais do que meu, o que demonstra que abraçaram este desafio com empenho e entendendo o tema.

Apesar da idade dos/as jovens que participaram nas sessões não ser, a nosso ver, a mais indicada, é um tema bastante importante e é uma mais valia ser trabalhado desde cedo com os/as mesmos/as, de forma a consciencializá-los/as e sensibilizá-los/as para a temática. Por ser um tema pouco conhecido pelos presentes, levou a que estes tivessem um maior interesse e motivação para realizar este desafio e aprender mais sobre o tema e ainda, o facto de a segunda parte do desafio envolver música despertou também mais entusiasmo pelos/as participantes.

Como pontos positivos tenho de destacar os conhecimentos sobre o Sexismo no seu geral, porque muitas das coisas que aprendemos neste desafio eu e os jovens que participaram pensávamos que seria o machismo, mas, ficámos a perceber que o sexismo é muito mais, e que é um problema que os jovens lidam muitas vezes, especialmente as raparigas, porque são um alvo de muitas atitudes e comportamentos sexistas mas que às vezes nem se apercebem disso, de serem vítimas desses comportamentos machistas e sexistas.

Um tema muito apelativo e que levou os jovens a pensar onde o Sexismo está presente: nas relações interpessoais; nas práticas institucionais; nas músicas, nas danças, na publicidade…

O Sexismo é algo muito presente no nosso dia a dia, isto é, muitas raparigas, mulheres e até rapazes e homens sofrem de comportamentos aparentemente inofensivos mas acabam por ofender a dignidade intrínseca ou os direitos da pessoa, e por isso, alertamos os jovens para essas atitudes/gestos praticados ou assistidos.

Juntas e juntos, combatemos o sexismo!

Saiba mais aqui. Conheça o vídeo da Campanha, com tradução para Língua Gestual Portuguesa,  aqui. Visite o site do Conselho da Europa (CoE).

#AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

2 comentários em “Mobiliza-te Contra o Sexismo! Desafio aceite pelas/os jovens”

Deixe um comentário