COVID-19 | Policy brief do Lobby Europeu das Mulheres

No atual contexto global da pandemia COVID-19, o Lobby Europeu das Mulheres (LEM) tem consciência dos impactos significativos e de longo prazo que a atual crise de saúde pública terá em toda a Europa e no resto do mundo, e do seu peso desproporcional sobre as mulheres e as raparigas. O impacto mais profundo será certamente sobre todas aquelas que, para além de uma discriminação estrutural com base no sexo, são vítimas de outros potenciais fatores de discriminação, como a raça ou origem étnica, religião ou crença, deficiência, idade, orientação sexual, classe e / ou estatuto migratório.

No LEM, estamos em solidariedade com todas as pessoas afetadas e com aquelas – na esmagadora maioria mulheres – que lideram a prestação de cuidados e apoio para proteger todas/os na sociedade neste momento. Impressionamo-nos continuamente com os níveis de envolvimento da comunidade, solidariedade e abordagens coletivas para responder a esta crise. Neste momento é crucial que os Estados Membros da UE e a Comissão Europeia se mobilizem, atuando em solidariedade em todo o continente, e previnam que sejam as mulheres a carregar o fardo desta crise, fazendo desta um ponto de viragem nas nossas sociedades.

Apresentamos as propostas do Lobby Europeu das Mulheres (LEM), recolhidas através dos membros do nosso Conselho de Administração em toda a Europa, bem como as nossas recomendações para lidar com esta pandemia agora e no futuro, nas seguintes dimensões fundamentais:

  • Apoiar a igualdade e proteger as democracias
  • Combater a violência masculina
  • Implementar uma economia feminista
  • Construir um sistema de saúde promotor da igualdade
  • Recomendações aos Estados-Membros e à Comissão Europeia

Tornou-se evidente a importância das nossas comunidades; tornou-se evidente que o cuidado tem de estar no centro do nosso sistema de valores, assim como a importância de uma “rede de segurança” social e económica para todas/os, enquanto se elimina a violência masculina contra as mulheres e raparigas, pelo nosso bem comum.

Decarreguem o Policy brief As mulheres não podem pagar a fatura da COVID-19! A igualdade entre mulheres e homens no centro da resposta Europeia à COVID-19 ou consultem aqui:

Download the PDF file .

 

 

2 comentários em “COVID-19 | Policy brief do Lobby Europeu das Mulheres”

Deixe um comentário