Sessão comemorativa do Dia Internacional das Mulheres – Pequim + 20: uma agenda em aberto, 5 de Março 2015, 10:00
Por ocasião do Dia Internacional das Mulheres a PpDM participa, a convite da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), na sessão comemorativa de Pequim+20, que decorrerá no dia 5 de março de 2015, pelas 10h00, no Centro de Acolhimento à Cidadã e ao Cidadão (Palácio de S. Bento em Lisboa). A entrada é feita pela porta lateral do Palácio de São Bento (junto ao parque de estacionamento).
Clique na imagem para ampliar:
O Conselho Emprego, Assuntos Sociais, Saúde e Consumidores da UE adotou conclusões a 11 de Dezembro de 2014 sobre a implementação de Pequim+20 na UE.
As conclusões seguiram-se ao relatório produzido pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género “Pequim + 20: quarta revisão da implementação da Plataforma de Acão de Pequim nos Estados Membros da UE” e à reunião da Região Económica da Europa das Nações Unidas, que teve lugar em Genebra em Novembro de 2014. O Relatório submetido pelo Estado Português pode ser consultado aqui. A PpDM, enquanto coordenação nacional do Lobby Europeu das Mulheres (LEM), promoveu o lançamento em Portugal, em Outubro de 2014, do Relatório do LEM “From Words to Action: 20 Years of the Beijing Platform of Action” o relatório não governamental europeu relativo à implementação de Pequim + 20. Mais informação aqui.
Entre 9 e 20 de Março de 2015, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, vai ter lugar a 59ª sessão da Comissão do Estatuto das Mulheres, a qual abordará a Declaração e Plataforma de Acão de Pequim, incluindo os desafios atuais que afetam a sua implementação e condicionam a realização da igualdade de género e empoderamento das mulheres. Será efetuada uma avaliação dos progressos realizados na implementação da Declaração e Plataforma de Acão de Pequim, 20 anos após a sua adoção, na Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres, em 1995.
A revisão de Pequim+20 vai incluir também o balanço da execução dos compromissos decorrentes da 23a Sessão especial da Assembleia-Geral das Nações Unidas – a primeira monitorização conduzida ao fim de cinco anos da aprovação da Plataforma de Acção de Pequim, que destacou acções e iniciativas acrescidas. A sessão abordará, finalmente, as oportunidades para alcançar a igualdade de género e empoderamento das mulheres na agenda de desenvolvimento pós-2015.
A PpDM detém estatuto consultivo especial junto do ECOSOC da ONU e participa na reunião com três delegadas.