Pequim +20 | Apelo urgente pelos direitos humanos das mulheres

Mulheres do mundo inteiro mobilizam-se no âmbito de Pequim + 20: Neste momento há um risco grande em relação à declaração política que os Estados Membros das Nações Unidas vão adotar na segunda-feira na 59ª Sessão da CSW.

A Rússia, a Indonésia, o Grupo Africano e a Santa Sé estão sistematicamente a tentar limitar as referências aos Direitos Humanos das mulheres e das raparigas. Estes países apelam à eliminação de  referências ao papel dos grupos feministas no avanço da igualdade de género e dos direitos das mulheres. O grupo CARICOM também não tem ajudado. Em conjunto com os outros países têm tentado enfraquecer o texto e eliminar compromissos efetivos, o que significa que, no 20º aniversário da Plataforma de Acção de Pequim, arriscamo-nos a ter uma declaração que diz pouco sobre a abrangência dos desafios que ainda subsistem para alcançar a igualdade de género e a plena realização dos Direitos Humanos das Mulheres. Isto é muito frustrante!

As organizações de mulheres do mundo inteiro estão a fazer um último esforço para manter o que resta de compromissos efetivos no texto,
através de várias acções de lobbying concertadas (Statement on the March 3 Political Declaration). Caso a sua organização se reveja, façam sua também este reivindicação aqui.

As organizações de Direitos das Mulheres querem um maior compromisso por parte dos Governos e o reconhecimento do papel que as organizações de mulheres e feministas têm e sempre tiveram na luta pelo avanço dos direitos humanos das mulheres.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) enquanto coordenação nacional do Lobby Europeu das Mulheres (LEM) exige compromisso, aceleração da implementação e investimento nos Direitos Humanos e nas organizações de mulheres.

Deixe um comentário