Pacto Púrpura: Uma abordagem feminista da economia

O “Pacto Púrpura: Uma abordagem feminista da economia” é uma análise produzida pelo grupo de trabalho de economia feminista do Lobby Europeu das Mulheres (LEM), que fornece recomendações para repensar o sistema macroeconómico atual a partir de uma perspectiva crítica feminista.

O Pacto Púrpura desafia o atual modelo macroeconómico, baseado num crescimento insustentável assente na exploração das pessoas, principalmente das mulheres, e do meio ambiente, cujos recursos são finitos. A forma como coletamos impostos e medimos o crescimento e a produtividade (ou seja, por meio do PIB) ignora completamente as contribuições inestimáveis do trabalho invisível e não pago das mulheres. Este trabalho é habitualmente desempenhado num contexto de papéis de género estereotipados e profundamente arreigados, onde os homens provêm o sustento da família e as mulheres são as cuidadoras.

O Pacto Púrpura propõe, nomeadamente, um Pacto do Cuidado para a Europa, que permitiria responder a muitos dos desafios atuais, principalmente o de definir o cuidado como uma necessidade e responsabilidade coletivas, para mulheres e homens, ao longo do ciclo de vida. O Pacto Púrpura quer promover o debate e a partilha de ideias, e motivar um amplo leque de partes interessadas, nomeadamente decisoras/es a nível nacional e europeu, para que tenham em consideração os princípios económicos feministas nas futuras políticas macroeconómicas. O grupo de trabalho de economia feminista do LEM continuará a desenvolver e a expandir as recomendações deste relatório.

Deixe um comentário