O reconhecimento dos estudos feministas e os riscos da universidade neoliberal: com Adriana Bebiano

Webinar no Youtube

Podcast no Spotify

Adriana Bebiano é um nome incontornável dos Estudos Feministas em Portugal, sendo co-diretora do doutoramento em Estudos Feministas (FLUC/CES), programa que fundou em 2007. É doutorada em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra e Professora Associada com Agregação no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da mesma universidade. É Investigadora Associada do Centro de Estudos Sociais, tendo integrado a sua Direção (2000-2002) e presidido ao seu Conselho Científico entre 7 de fevereiro de 2019 e 10 de fevereiro de 2022. Foi, ainda, membro do Conselho Diretivo da FLUC (1994-1996) e é membro eleito do seu Conselho Científico desde 2007.

Nesta entrevista, Adriana Bebiano explora o processo de criação do doutoramento em Estudos Feministas e o seu reconhecimento como área do saber, analisando ainda as mais recentes tendências neoliberais do espaço (e mercado) académico.


De Viva Voz II: Por uma ação feminista transformadora. Projeto promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) em parceria com o Centro de Filosofia e Género da SPF, CEMRI da Universidade Aberta e APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres.


As visões e opiniões expressas são da responsabilidade das entrevistadas e não refletem necessariamente as da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e parcerias.

Deixe um comentário