Lançamento do Concurso rePARAR o Sexismo

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e a Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa (ESCS) lançam hoje, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o Concurso rePARAR o Sexismo. Este concurso visa a criação de mini-reportagens em vídeo (até 4 minutos) sobre as manifestações do sexismo, nas áreas identificadas na Recomendação do Conselho da Europa “Prevenir e combater o sexismo” (CM/Rec(2019)1).

O sexismo está presente em toda a parte: na justiça, ensino, local de trabalho, cultura e desporto, esfera privada, linguagem e comunicação, Internet, meios de comunicação social e publicidade. Como se manifesta? Como se reproduz? Quem é vítima de sexismo e porquê? O que fazer para o prevenir e combater? É este o desafio  lançado às/aos alunas/os da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa (ESCS-IPL), de todos os ciclos de ensino. Queremos contribuir para a prevenção e o combate ao sexismo, promovendo o jornalismo jovem, socialmente relevante, crítico e consciente do sexismo que prevalece em Portugal.

O trabalho vencedor receberá um prémio no valor de 300 euros e um conjunto de até 5 trabalhos serão selecionados para divulgação nas páginas web e redes sociais da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e Sindicato dos Jornalistas. As candidaturas encontram-se abertas até dia 31 de maio e os resultados serão conhecidos em cerimónia pública a 13 de julho 2021.

Lê atentamente o Regulamento do Concurso, disponível aqui.

Uma iniciativa em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa (ESCS), com a colaboração da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e do Sindicato dos Jornalistas (SJ).

#DIM2021 #IWD2021 #AcabaComOSexismo #StopSexism

Deixe um comentário