Inscrições abertas para o Young Europe Summer Summit na Dinamarca!

Em agosto de 2022, jovens de toda a Europa vão reunir-se na Dinamarca para debater, aprender, construir em comunidade e fortalecer a voz da juventude europeia.

Inserido no projeto Jovens criadoras e criadores de uma Europa Democrática e Sustentável, do qual a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres é parceira, que visa a mobilização de jovens provenientes de todas as regiões da Europa no sentido da promoção de uma cidadania e participação ativas na criação das políticas europeias, a Young Europe Summer Summit é uma iniciativa da organização promotora do projeto, a Nyt Europa.

Assim, de 14 a 20 de agosto de 2022, terá lugar na Universidade Popular Krogerup Højskole, na cidade de Humlebæk, uma Cimeira de Verão destinada à juventude europeia. Mais de uma centena de jovens europeias/europeus vão reunir-se e unir forças na criação das suas visões e recomendações para o futuro da Europa, a apresentar às/aos decisores políticos da União Europeia.

Durante a semana, as e os participantes aprenderão sobre ativismo, compartilharão experiências e encontrarão soluções para os desafios mais importantes do nosso tempo, trabalhando em profundidade um dos cinco tópicos à sua escolha: Clima e Ambientalismo, Migração e Justiça, Tecnologia e Democracia, A Nova Economia e Polarização na Europa.

A Young Europe Summer Summit visa, assim, fortalecer a voz da juventude europeia e capacitar a geração jovem com ferramentas para que se tornem agentes de mudança.

As e os participantes terão acesso a uma semana repleta de laboratórios criativos, palestras, experiências em comunidade, música, desporto e amizades além-fronteiras. Em união, as e os jovens irão partilhar os seus sonhos e medos para o futuro da UE, e irão afinar as suas mensagens, a fim de fazer com que as/os decisores políticos, assim como o público em geral, ouça a voz da juventude – uma voz tantas vezes negligenciada no debate público. No final da semana, no âmbito de um laboratório de políticas inovador, agentes políticos convidada/os receberão em mãos as recomendações elaboradas pelas/os jovens, na esperança de que as suas visões sejam levadas em consideração na formulação de políticas.

Devido ao limite necessário de participantes, as e os candidatos devem cumprir poucos, mas importantes critérios de elegibilidade: devem ter entre 18 e 30 anos no momento da inscrição, devem ser cidadãs e cidadãos da UE, devem explicar devidamente a sua motivação, expectativas e experiência no formulário de inscrição, assim como identificar a sua hierarquia de preferência dos cinco cursos (sendo o 1 o seu favorito).

A taxa de participação no Summer Summit é de 267€. Todas as refeições e alojamento estão garantidas. A organização cobre os custos de deslocação para a Dinamarca até um certo limite no valor de um bilhete interrail. É altamente encorajado que as viagens sejam feitas por transporte terrestre, tanto quanto possível.

O prazo limite para a inscrição no Young Europe Summer Summit é 8 de maio de 2022. O registo deve ser feito através deste formulário de inscrição.

Projeto promovido pela Nyt Europe (Dinamarca), com as parcerias da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (Portugal), ECONOM (Espanha), Sindikat Mladi Plus (Eslovénia), Ligue des Droits de L’Homme (França), Organization Earth (Grécia), Friends of the Earth (Húngria), The EU – Umweltbüro (Áustria), European Environmental Bureau (Bélgica), Generation Climate Europe e Krogerup Højskol.

Projeto co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

#Mudança #JuventudeUE

Deixe um comentário