50 anos de disparidade política entre mulheres e homens: a democracia em causa. Com Ana Coucello
Entrevista a Ana Coucello sobre a construção em Portugal da democracia paritária.
Nesta entrevista, Ana Coucello analisa a questão da democracia paritária. Nesse contexto, fala-nos da história da própria origem da expressão e das vicissitudes de introduzir o tema nos quadros da política portuguesa, denunciando o fraco acolhimento que ele teve em termos das estruturas partidárias. Nesse sentido, põe em evidência a necessidade de reintroduzir a questão da democracia paritária na nossa dinâmica partidária e política de modo a tornar a nossa democracia mais rica e mais justa.
Ativista feminista, Ana Coucello marcou a luta das mulheres pelo acesso pleno à tomada de decisão política. Impulsionadora do associativismo feminista, em Portugal e na Europa, representou as organizações de mulheres junto dos organismos do Estado e de estruturas das Nações Unidas.
De Viva Voz III é um projeto promovido pela PpDM em parceria com a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), CEMRI da Universidade Aberta e Centro Filosofia e Género da SPF. Apoio técnico e financeiro da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género às Organizações não Governamentais de Mulheres, ao abrigo do Decreto-lei n.º 246/98, de 11 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 37/99, de 26 de maio.
As visões e opiniões expressas são da responsabilidade das entrevistadas e não refletem necessariamente as da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e parcerias.