PpDM reforça pontes com Eurodeputadas/os no âmbito do projeto Women in Power @ the EU

No âmbito do projeto Women in Power @ the EU, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) promoveu reuniões com eurodeputadas e eurodeputados portugueses no novo mandato 2024-2029, envolvendo várias participantes do projeto e consolidando, assim, esforços de capacitação das mulheres e das suas organizações para a influência das políticas da União Europeia (UE) durante este período legislativo.

Foram estabelecidos contactos com várias famílias políticas e realizadas reuniões com João Oliveira, da Coligação Democrática Unitária (CDU), e Catarina Martins, do Bloco de Esquerda (BE), de acordo com as suas disponibilidades. Além disso, foram iniciados contactos de proximidade com eurodeputadas/os do Partido Socialista (PS) e do Partido Social Democrata (PSD), cuja efetivação se espera concretizar brevemente.

Reunião com Eurodeputados João Oliveira e Catarina Martins, Grupo da Esquerda no PE – GUE/NGL

No dia 11 de outubro de 2024, uma delegação da PpDM reuniu com o eurodeputado João Oliveira, eleito pela Coligação Democrática Unitária (CDU) e membro do Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu – GUE/NGL, em Lisboa. Para além de Ana Sofia Fernandes, presidente da PpDM, participaram ainda Mónica Albuquerque, da Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), Judite Corte-Real, da associação SERES, Laura Freire e Mariana Branco, também voluntárias da Comunidade Púrpura da PpDM; Rita Lourenço, voluntária das associações Graal e AMUSEF; e Diana Pinto, técnica de projetos da PpDM.

Foram discutidos temas como o mainstreaming de género nas políticas europeias, a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, a proteção de mulheres migrantes e o impacto da crise habitacional nas mulheres. João Oliveira ouviu atentamente as contribuições, reafirmando o seu compromisso com as causas apresentadas.

No dia 17 de outubro de 2024, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a PpDM, representada por Lúcia Pestana, também representante da PpDM no Grupo de Trabalho das Mulheres na Política do Lobby Europeu das Mulheres, reuniu com a Eurodeputada Catarina Martins, eleita pelo Bloco de Esquerda (BE), e membro do Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu – GUE/NGL.

A reunião decorreu num contexto político desafiador, marcado por retrocessos na representação das mulheres, tanto em termos numéricos no Parlamento Europeu quanto no enfraquecimento das forças políticas comprometidas com o avanço dos seus direitos. Durante o encontro, destacou-se a necessidade de unidade em torno de causas comuns, como a defesa da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos e o combate à precariedade e à invisibilidade do trabalho doméstico, levado a cabo esmagadoramente por mulheres.

Este momento revelou-se crucial para a criação de um canal de diálogo entre a Eurodeputada e o Lobby Europeu das Mulheres, promovendo uma base sólida para futuras colaborações e ações concretas em prol da igualdade entre mulheres e homens.

Contactos com Eurodeputadas e Eurodeputados do Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu e do Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos)

O projeto incluiu ainda contactos com eleitas/os ao PE do Partido Socialista (PS) e do Partido Social Democrata (PSD), suplentes ao Comité FEMM do PE (na atual legislatura Portugal não tem representantes efetivos no Comité FEMM). Embora a reunião com a Eurodeputada Carla Tavares tenha sido previamente agendada, não foi possível concretizá-la devido a incompatibilidades de agenda. Ainda assim, o estabelecimento destes contactos constitui uma base promissora para que reuniões se realizem no futuro, o que reforça a sustentabilidade deste projeto, reafirmando o compromisso da PpDM em fomentar o diálogo com decisoras/es de diferentes espectros políticos e promover uma abordagem inclusiva e colaborativa para a promoção dos direitos humanos das mulheres e da efetivação da igualdade entre mulheres e homens na União Europeia.

Estratégia integrada de advocacia e capacitação

Estas iniciativas fazem parte de uma estratégia integrada de advocacia e capacitação, fortalecendo as organizações da sociedade civil para influenciar a formulação de políticas na UE. Os encontros realizados permitiram trocas de ideias frutíferas e fortaleceram as redes de colaboração entre as organizações de defesa dos direitos das mulheres e as/os decisoras/es políticos europeus, servindo ainda como um importante exercício prático de capacitação para a ação e influência política nestas matérias.

Saiba mais sobre o projeto Women in Power @ the EU, aqui!


Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as das/dos autoras/es e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

Deixe um comentário