PpDM na sessão de entrega do Certificado Mariana da Assunção da Silva no Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos

No passado dia 16 de novembro, ao final da tarde, teve lugar no auditório do Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, a 14ª edição da entrega do Certificado Mariana da Assunção da Silva. Este ano, pela primeira vez, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) associou-se a esta iniciativa enquanto apoiante, tendo estado presente na cerimónia e contribuído com prémios de caráter simbólico para as e os alunos galardoados.

O Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos instituiu, em 2009, o Certificado de Reconhecimento de trabalhos de mérito em Género e Cidadania, no âmbito do projeto Educação, Género e Cidadania, como forma de valorizar trabalhos meritórios realizados por alunos e alunas, que devem ser estimulados e reconhecidos pela comunidade como exemplos a seguir, no sentido de aperfeiçoar o exercício da cidadania nas vivências escolares. A este Certificado é atribuído o nome de Mariana da Assunção da Silva (1867-1950), em homenagem a esta professora vilafranquense que, ao longo de quase quarenta anos, manteve intervenção ininterrupta em organizações de mulheres, tendo vivido essa militância em regimes tão díspares como a Monarquia, a República, a Ditadura Militar e o Estado Novo: batalhou na Liga Republicana das Mulheres Portuguesas até à sua extinção (1919) e, depois, no Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, onde desenvolveu atividades diretivas durante anos consecutivos. No âmbito do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, manteve a capacidade de intervenção, exercendo diversos cargos diretivos entre 1925 e 1946.

Desta forma, os certificados visam incentivar o bom desempenho de alunas e alunos, individualmente ou em grupo, pela execução de trabalhos que fomentem o conhecimento, a conscientização e o questionamento dos modelos, conceções e representações sociais que traduzam relações estereotipadas de género e situações de discriminação.

Para além disso, pretendem promover a realização de trabalhos que valorizem as dimensões pública e privada da vida, desenvolvendo nas raparigas e nos rapazes as competências e os saberes individuais próprios da esfera do cuidado e dos afetos e da esfera da liderança e da participação pública.

Assim, na passada quinta-feira, foram atribuídos certificados a trabalhos considerados relevantes que foram expostos e/ou dinamizados por discentes em espaço público da escola, realizados no âmbito de atividades ou projetos de escola constantes do Plano de Atividades e cujo público destinatário ultrapasse os elementos da respetiva turma; e trabalhos considerados relevantes que foram realizados e/ou dinamizados por discentes no âmbito de áreas curriculares e cujo público destinatário ultrapasse os elementos da respetiva turma. A seleção foi feita por cada docente proponente.

Os Certificados foram entregues pela Direção da Escola durante a cerimónia, ao que se seguiu a entrega de prémios em géneros de carácter simbólico, pela mão de Diana Pinto, em representação da Presidente da PpDM, e Teresa Alvarez, em representação da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). A PpDM ofereceu às e aos discentes premiados uma garrafa de água, de vidro e sustentável, personalizada com o logotipo do projeto em fase de implementação bE_SAFE: Conscientização sobre a CIBERVIOLÊNCIA e defesa de um ambiente online mais SEGURO para raparigas e mulheres. Esta associação prende-se com o protocolo de colaboração, assinado no passado mês de outubro, entre a PpDM e o Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos no âmbito do projeto, cujo programa educativo piloto será implementado nesta escola até ao final do corrente ano, abrangendo uma turma do 7º ano e uma turma do 10º ano. Entre as várias iniciativas enquadradas no Protocolo, de realçar ainda o Seminário que terá lugar na mesma escola a 14 de fevereiro, bem como a campanha de comunicação que será desenvolvida numa fase mais avançada do projeto, alertando para a importância do envolvimento de todos os atores da comunidade.

No encerramento da sessão, Diana Pinto, técnica de projetos em representação da Presidente da PpDM, Ana Sofia Fernandes, leu ainda a sua comunicação de saudações a todas/os as/os presentes, em particular direcionada às e aos discentes galardoados, tendo-se seguido intervenções da representante da CIG, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e do Senhor Diretor Geral dos estabelecimentos escolares do Ministério da Educação.

A comunicação da PpDM pode ser consultada aqui.

1 comentário em “PpDM na sessão de entrega do Certificado Mariana da Assunção da Silva no Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos”

Deixe um comentário