PpDM 25 Nov. 2015: Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, 16 Dias de Activismo, petição IndignAção contra a violência sexual
A Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou em 1999, o 25 de Novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então este dia é assinalado como um dia de reconhecimento, luta e resistência.
Neste 25 de Novembro, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), enquanto co-organizadora, convida as demais organizações e toda a sociedade a participar na Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com início na Praça do Comércio, às 18 horas. O Manifesto do evento, subscrito por várias organizações e personalidades pode ser consultado aqui.
Esta data assinala também o lançamento da Campanha Global dos 16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género, encerrando a 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
No âmbito desta Campanha, a PpDM está a organizar as seguintes actividades:
– co-organização da Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 2015;
– campanha de disseminação nas redes sociais para recolha de assinaturas no âmbito da petição IndignAção – para a criação de serviços especializados para vítimas de violência sexual em Portugal;
IndignAção faz parte do projecto NOVOS DESAFIOS NO COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL promovido pela Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) em parceria com Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e cofinanciado pelo Programa Cidadania Activa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.