O caminho de uma feminista e de uma causa: habitação. Com Helena Roseta
The story of a feminist and a cause: housing. With Helena Roseta.
Entrevista a Helena Roseta, conduzida por Alexandra Silva, sobre o seu caminho enquanto feminista e defensora de uma causa: a habitação.
Nesta entrevista, Helena Roseta, cuja vida profissional e cívica foi dedicada à problemática da habitação e do urbanismo, faz uma reflexão sobre a sua intervenção na vida pública, salientando a maneira como o facto de ser mulher marcou esse percurso. Ao longo da sua reflexão aparece o seu papel em importantes momentos da nossa vida coletiva como, por exemplo, a dinamização do movimento Sim pela Tolerância, no referendo pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez ou a Lei de Bases da Habitação que, não só dinamizou como foi a sua redatora, uma vez que não havia ninguém, pessoa ou partido, interessada na temática e a ela parecia-lhe fundamental que, à semelhança dos outros direitos sociais, também a habitação tivesse uma lei de bases.
Helena Roseta é arquiteta, deputada à Assembleia da República em muitas legislaturas, Presidente de Câmara Municipal em Cascais e Lisboa e vereadora por diversas vezes, foi a impulsionadora da primeira Lei de Bases da Habitação em Portugal e do Programa Nacional Bairros Saudáveis.
Alexandra Silva é Coordenadora de Projetos na PpDM.
De Viva Voz III é um projeto promovido pela PpDM em parceria com a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), CEMRI da Universidade Aberta e Centro Filosofia e Género da SPF. Apoio técnico e financeiro da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género às Organizações não Governamentais de Mulheres, ao abrigo do Decreto-lei n.º 246/98, de 11 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 37/99, de 26 de maio.
As visões e opiniões expressas são da responsabilidade das entrevistadas e não refletem necessariamente as da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e parcerias.