Mais de 100 mulheres feministas de toda a Europa juntas na Assembleia Geral do Lobby Europeu de Mulheres

Devido à COVID-19, a Assembleia Geral será, pela primeira vez, realizada online. Mais de 100 mulheres ativistas feministas de toda a Europa participam na reunião virtual da Assembleia Geral do Lobby Europeu das Mulheres, esta tarde, dia 8 de setembro. A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres é a coordenação nacional do LEM e participa com uma delegação composta por: Ana Sofia Fernandes (Vice-Presidente do LEM e Presidente da PpDM); Leonor Valente Monteiro (Vice-Presidente da PpDM; e 2 observadoras: Isabel Romão (Membro do Grupo de trabalho do LEM sobre mulheres na política) e Alexandra Silva (membro do Observatório do LEM sobre a Violência contra as Mulheres).

A Assembleia Geral do LEM é parte essencial da vida democrática da nossa rede, reunindo delegadas e observadoras de todas as 48 organizações-membro efetivas, além de uma série de observadoras de organizações-membro associadas/apoiantes, juntamente com o secretariado do LEM em Bruxelas. Ontem, 7 de setembro, realizou-se a reunião online do Conselho de Administração do LEM.

Tendo em conta a COVID-19, que continua a afetar desproporcionalmente as mulheres e raparigas, e o retrocesso a que atualmente assistimos, as membros do LEM serão convidadas a refletir sobre o trabalho coletivo do ano passado para fazer avançar os direitos humanos das mulheres e das raparigas na Europa. Serão definidas estratégias de mobilização para que o trabalho conjunto do próximo ano tenha o maior impacto possível na promoção dos direitos humanos das mulheres e raparigas, tal como preconizado no nosso manifesto por uma Europa Feminista. Nesta Assembleia Geral, será apresentado o relatório de atividades dos últimos 12 meses. Serão discutidos e aprovados o relatório de contas relativo a 2019, o orçamento para 2021 e ainda o programa de trabalhos que orientará o próximo ano. Moções de emergência, submetidas pelas organizações-membro, serão igualmente discutidas e votadas.

Perante a impossibilidade de se realizar presencialmente esta reunião da Assembleia Geral, inicialmente prevista para Julho, estamos ansiosas por nos reunirmos novamente com as nossas companheiras feministas, no que se antecipa serem dois dias inspiradores e revigorantes.

Segue-nos nas redes sociais @EuropeanWomen e com a hashtag #WomenForEurope

Deixe um comentário