Jovens criadoras/es de mudança: Inscrições abertas para a European Folk High School em Barcelona!

Em julho de 2023, jovens de toda a Europa vão reunir-se em Barcelona para debater, aprender, construir em comunidade e fortalecer a voz da juventude europeia.
Inserido no projeto Jovens criadoras e criadores de uma Europa Democrática e Sustentável, do qual a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres é parceira, que visa a mobilização de jovens provenientes de todas as regiões da Europa no sentido da promoção de uma cidadania e participação ativas na criação das políticas europeias, a European Folk High School é uma iniciativa da organização promotora do projeto, a Nyt Europa.

Assim, pelo segundo ano consecutivo, estamos empenhadas/os em construir uma rede diversificada que inspire indivíduos de todas as origens – mulheres e homens, raparigas e rapazes, de diferentes nacionalidades, etnias, religiões, origens económicas, orientações sexuais, idiomas, idades e proveniências – a dedicarem-se à criação de uma sociedade mais igualitária, progressista, justa, democrática e sustentável.

A cimeira de verão destinada à juventude europeia terá lugar no InOut Hostel, entre os dias 23 e 30 de julho, em Barcelona, Espanha. Mais de uma centena de jovens europeias/europeus vão reunir-se e unir forças na criação das suas visões e recomendações para o futuro da Europa, a apresentar às/aos decisores políticos da União Europeia.

Durante a semana, as e os participantes aprenderão sobre ativismo, compartilharão experiências e encontrarão soluções para os desafios mais importantes do nosso tempo, trabalhando em profundidade um dos quatro tópicos à sua escolha: Igualdade na Educação, Economia Transformadora, Vida Sustentável e Política Fronteiriça para a Inclusão. A cimeira de verão visa, assim, fortalecer a voz da juventude europeia e capacitar a geração jovem com ferramentas para que se tornem agentes de mudança.
As e os participantes terão acesso a uma semana repleta de laboratórios criativos, palestras, experiências em comunidade, música, desporto e amizades além-fronteiras. Em união, as e os jovens irão partilhar os seus sonhos e medos para o futuro da UE, e irão afinar as suas mensagens, a fim de fazer com que as/os decisores políticos, assim como o público em geral, ouça a voz da juventude – uma voz tantas vezes negligenciada no debate público.

Devido ao limite necessário de participantes, as e os candidatos devem cumprir poucos, mas importantes critérios de elegibilidade: as/os candidatas/os devem residir na União Europeia e ter entre 18 e 30 anos no momento da inscrição. As candidaturas estão abertas até o dia 31 de maio.

O evento é gratuito. No ato da inscrição é paga uma caução no valor de 150€, que será inteiramente reembolsada na chegada a Barcelona. O depósito é uma garantia de participação, de forma que seja possível planear as atividades de acordo com o número real de inscrições. Se o pagamento deste valor representar um constrangimento para algum/a candidata/o, a/o mesma/o deverá explicitar esse facto por escrito para o endereço de e-mail da pessoa de contacto na organização promotora: nina@nyteuropa.dk. Em vez de pagar o depósito, a/o jovem participará em reuniões online com a Nyt Europa, onde fundamentará a sua motivação para participar e, assim, demonstrará o seu compromisso com o evento. Além disso, os custos das viagens associadas à participação na cimeira serão também assegurados pela organização, desde que a deslocação seja feita por comboio. Todas as informações logísticas podem ser consultadas online.

Há um número limitado de lugares por isso garante já o teu!

Projeto promovido pela Nyt Europe (Dinamarca), com as parcerias da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (Portugal), ECONOM (Espanha), Sindikat Mladi Plus (Eslovénia), Ligue des Droits de L’Homme (França), Organization Earth (Grécia), Friends of the Earth (Húngria), The EU – Umweltbüro (Áustria), European Environmental Bureau (Bélgica), Generation Climate Europe e Krogerup Højskol.
Projeto co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

#Mudança #JuventudeUE

Deixe um comentário