Dizer não ao sexismo e apoiar os Direitos Humanos! com a Escola de Pedrouços

No passado dia 13 de dezembro, a convite da Escola de Pedrouços, no Porto, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a representante da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Diana Pinto, facilitou duas sessões de conscientização no âmbito do projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo!. Todas as turmas do 8º ano da instituição foram abrangidas, totalizando 208 alunos, 116 raparigas e 92 rapazes. Estiveram ainda presentes quatro professoras, um professor e um professor estagiário.

Partindo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 1948, abordámos a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres – CEDAW e, com maior profundidade, a Recomendação CM/Rec (2019)1 do Conselho da Europa para a prevenção e o combate ao sexismo, de onde parte a campanha Mobiliza-te contra o Sexismo!.

As sessões contactaram ainda com o visionamento de vídeos premiados no âmbito do concurso “Eu digo não ao sexismo!” numa lógica de aprendizagem entre pares. As e os estudantes tiveram a oportunidade de partilhar os seus testemunhos e questionar em voz alta, num ambiente de segurança e solidariedade, o que poderão ter sido as suas experiências de sexismo quotidiano. Todas e todos assumiram um papel ativo na discussão, na identificação dos estereótipos e na sua desconstrução. O sexismo no desporto, na partilha do trabalho doméstico e nas expectativas sobre o vestuário e apresentação social, assim como o sexismo e a violência em relações de intimidade foram temáticas de grande reflexão coletiva.

Por fim, foram ainda abordadas questões que remetem à segurança digital e à genderização das experiências e expectativas de comportamentos online, nomeadamente em plataformas como o Instagram e o Tiktok, no que dizem respeito à interação entre as e os jovens.

 

Esta foi mais uma iniciativa no contexto do projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo!.

 

#AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Deixe um comentário