Dia Internacional da/o cigana/o: Opré Chavalé – Quebrar as barreiras que separam as comunidades ciganas do ensino superior
Hoje Dia Internacional da/o cigano/a divulgamos a publicação produzida no âmbito do Projeto “Opré Chavalé” promovido pela PpDM com a Associação Letras Nómadas. Consulta a publicação aqui.
Foi sem surpresa que, em novembro de 2015, vimos novamente o Comité CEDAW emitir recomendações ao Estado Português relativamente à situação de vulnerabilidade em que vivem as mulheres ciganas Portuguesas. Esta tem sido uma matéria a que a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) tem dado particular prioridade, designadamente através do acompanhamento e apoio ao trabalho da sua associação membro – AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas. Quando, em 2014, a Associação Letras Nómadas propõe parceria à PpDM para o desenvolvimento do projeto “Opré Chavalé”, estávamos confiantes de que este seria um projeto-chave para a promoção do ingresso de jovens ciganas/os no Ensino Superior e os resultados da implementação do projeto, assim o comprovam. Opré Chavalé !