‘Género, voluntariado e cidadania: lideranças femininas no associativismo’ – um relato

‘Género, voluntariado e cidadania: lideranças femininas no associativismo’, em Coruche, 9 de abril de 2016, foi uma iniciativa inserida na Comemoração do 20º aniversário do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres da Universidade Aberta. Rosana Albuquerque (UAb/MEM), Albertina Jordão (APEM/MEM), Alexandra Silva (PpDM/MEM), Rosa Lagriminha (Centro de Dia da Fajarda), Berta Lopes (Comissão de Festas de Coruche) e Ana Palma (CLA de Coruche) foram as oradoras no evento.

As intervenções visaram a apresentação das várias organizações. No entanto, foi unanimemente destacado que persiste a invisibilidade sobre as mulheres, e suas organizações representativas, e que esta é uma invisibilidade que importa (ainda) combater nos mais diversos fora de intervenção. A desocultação das mulheres e do trabalho que estas realizam em prol de uma sociedade justa e sustentável é algo que deve ser feito nas e pelas próprias organizações bem como pelas pessoas que nestas estão envolvidas. Nestas matérias, o ‘risco da crítica’ (algo que foi referido por uma das madrinhas do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres) tem impacto nas decisões, condicionando ou não as mulheres a um ativismo que é necessariamente político. As líderes associativas destacaram a necessidade permanente de (re)afirmação e, numa perspetiva mais local, de demonstração de capacidades e de competências para o desempenho dos cargos. No entanto, foi igualmente frisado que após as resistências iniciais e o trabalho realizado, as próprias organizações investem na mudança, aproximam mais mulheres e refletem alterações na forma de trabalhar, de lidar e de integrar as mudanças que ocorrem quando mulheres estão na liderança das organizações.

A rematar, fica a premissa que não há intervenção sem conhecimento, sendo pois essencial a existência de cursos superiores ou formativos que considerem a pertença sexual como dimensão estruturante e com impacto na vida de mulheres e de homens, bem como a existência de organizações da sociedade civil que produzem e divulgam conhecimento (tais como a PpDM e a APEM).

 

Deixe um comentário