De Viva Voz II: Mesa redonda com ONGDM sobre 16+ formas de violência contra mulheres e raparigas
Um dos espaços icónicos do movimento cultural atual, o Nada Temple, no Prior Velho, acolheu no passado dia 11 de dezembro uma mesa redonda com ONGDM sobre 16+ formas de violência contra as mulheres no âmbito do projeto “De Viva Voz II – Por uma Ação Feminista Transformadora“. Co-organizado por Tigil e Frequency e a PpDM, a iniciativa contou com as presenças de Elsa Nogueira do Graal, de Maria João Faustino da AMUSEF, e de Isabel Ventura da APEM, moderadas por Alexandra Silva da PpDM.
Num espaço multicultural repleto de jovens raparigas e rapazes de diferentes origens e proveniências, falou-se de violência no namoro e nas relações de intimidade de forma mais geral, e das diversas formas de violência sexualizada na sociedade atual, incluindo a violação, e dos estereótipos sexistas que uma cultura pornificada transmite e acaba por moldar vivências individuais e coletivas e, também, sobre o acesso (ou a falta de acesso) à justiça.
De Viva Voz II: Por uma ação feminista transformadora. Projeto promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) em parceria com o Centro de Filosofia e Género da SPF, CEMRI da Universidade Aberta e APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres.