“Cidadania e Segurança Online. Prevenir a Ciberviolência: bE_SAFE!”: abertura de candidaturas para a 2ª edição

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Curso de formação acreditado para docentes “Cidadania e Segurança Online. Prevenir a Ciberviolência: bE_SAFE!”. Este é um curso promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em cooperação com a Universidade Aberta.

Se é docente do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, está preocupada/o com a ciberviolência que atinge desproporcionalmente crianças e jovens, em particular raparigas, e pretende ser parte da mudança, este curso é para si!

As inscrições estarão abertas de 6 de dezembro 2024 a 12 de janeiro de 2025. As e os participantes terão direito a 1 ECTS / 2 créditos (CCPFC). Para mais informações sobre o curso e para se inscrever, consulte o site da UAB. A formação decorrerá entre 21 de janeiro e 21 de março de 2025.

O uso da Internet trouxe liberdade de acesso ao mundo virtual e também novos riscos como a ciberviolência e a ciberviolência sexual, fenómeno crescente com impactos na vida de jovens e crianças, em especial do sexo feminino. Como preparar raparigas e rapazes para este fenómeno, conhecendo-o, compreendendo o seu impacto e sabendo utilizar internet de modo seguro?

Este curso de formação de 26 horas (19 horas assíncronas e 7 horas síncronas), tratará do equilíbrio entre a liberdade online e a prevenção da ciberviolência sexual; do papel da educação digital na conscientização entre pares e na segurança das comunidades online; do combate à culpabilização e traumatização das vítimas. Visa ainda aumentar o conhecimento sobre a ciberviolência sexual e capacitar docentes para preparar crianças e jovens para os seus riscos, com informação científica atualizada e aplicação um programa educativo de capacitação de discentes face à ciberviolência.

Coordenado por Teresa Pinto, voluntária especialista da PpDM, formadora e membro da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres (APEM). Conta com as formadoras Teresa Alvarez e Rita Mira, assim como a colaboração das especialistas convidadas Alexandra Silva, Diana Pinto e Elsa Nogueira.

Esta oferta formativa insere-se no projeto europeu, bE_SAFE – Conscientização sobre a ciberviolência e defesa de um ambiente online mais seguro para raparigas e mulheres, promovido pela Ombudsperson for Gender Equality da República da Croácia com as parcerias do Institute for Social Research in Zagreb, CESI – Center for Education Counseling of Research e Domine, desenvolvido em Portugal pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e em Espanha pelo Lobby Europeo de Mujeres en España.


Financiado pela União Europeia. As visões e opiniões expressas são, no entanto, da responsabilidade da/o autora/es e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas pelas mesmas. Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).

Deixe um comentário