Art of Fundamental Rights: Exposição chega a Lisboa

No Dia da Europa, 9 de maio, pelas 11h30 é inaugurada a exposição Art of Fundamental Rights, na Loja Lisboa, na Praça do Município. Pela primeira vez em Portugal, a exposição ficará disponível para visita gratuita ao público durante todo o mês de maio.

Uma exposição de sete obras de artistas provenientes de toda a Europa, incluindo a artista portuguesa Raquel Pedro, cada uma delas interpretando a Carta dos Direitos Fundamentais da UE através de diferentes formas de expressão artística.

Porque a democracia e a formação democrática realizam-se (também) através da arte, pretende-se que este trabalho artístico leve um público alargado a participar no debate sobre os nossos direitos fundamentais comuns. Com a exposição Art of Fundamental Rights pretendemos chamar a atenção, através da arte, para os nossos direitos fundamentais, que estão sob uma ameaça contínua em diversos países. Assistimos a estes desenvolvimentos em todo o mundo, e inclusive na Europa, onde regimes autoritários exercem o seu poder sobre minorias e grupos vulneráveis.

Exposição Art of Fundamental Rights em Barcelona, abril de 2022

A inauguração desta exposição é simultaneamente o ponto de partida para as atividades celebratórias do Dia da Europa promovidas pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, no âmbito do projeto Young Europe Sustainable Democracy Builders, que contará com a participação de cerca de uma dezena de jovens europeus, neste que é o Ano Europeu da Juventude.

O projeto Art of Fundamental Rights é promovido pela Nyt Europa e cofinanciado pelo programa Europa para os Cidadãos da União Europeia. A sua exibição em Lisboa é promovida pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Deixe um comentário