Reunião com Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa no Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações

No passado dia 19 de julho, representantes de cinco das vinte e oito organizações-membros da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), e do seu secretariado, reuniram com a Vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Cidadania, Juventude, Jornada Mundial da Juventude e Saúde da Câmara Municipal de Lisboa, Laurinda Alves, no Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações.

Esta sessão ocorre no seguimento da reunião do passado dia 18 de março, onde se apresentaram as partes e se estabeleceram esforços de trabalho conjunto entre a vereação e a PpDM, nomeadamente ao nível do Dia da Europa, através da instalação da exposição Art of Fundamental Rights em Lisboa, depois de Copenhaga e Barcelona.

O sucesso da exposição e a demonstração de missão e interesses em comum deu lugar a uma perspetiva de futuro para a transformação continuada da cidade de Lisboa: por uma capital que promove os Direitos Humanos das mulheres e raparigas e a igualdade entre mulheres e homens. Assim, a agenda desta reunião prendeu-se com o segundo semestre de 2022, sublinhando-se o compromisso do município de Lisboa de fazer frente à epidemia de violência masculina contra mulheres e raparigas, e de contribuir ativamente, onde se lhe for possível, para a sustentabilidade das organizações de mulheres em Lisboa, através da revisão e/ou alteração dos métodos e critérios de financiamento dos projetos.

A visita serviu ainda o propósito da apresentação do nosso espaço de trabalho: o Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações, localizado no Parque Infantil do Alvito, que resultou de um protocolo com a CML, e nomeado em honra de uma das mais notórias feministas portuguesas do século XX, cujo apoio à criação da PpDM foi uma das últimas grandes causas de uma vida inseparável da luta pela igualdade entre mulheres e homens.

O Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações visa fortalecer as ONG que intervêm na área dos Direitos das Mulheres, facilitando a sua sustentabilidade, o desenvolvimento de atividades, a construção de sinergias entre elas, bem como a cooperação com a sociedade civil organizada a nível europeu e internacional, no sentido da promoção dos direitos humanos das mulheres, da igualdade e da paridade. O espaço acolhe organizações de mulheres que, embora ativas há já vários anos, se encontram, nesta altura, sem sede e com grandes níveis de fragilidade pela falta de recursos económicos, bem como organizações que estão a começar. Disponibiliza Gabinete de Apoio Técnico (GAT), Secretariado Comum, Centro de Recursos Documental (que integrará o acervo de Maria Alzira Lemos), e um espaço de formação e sensibilização.

Confere as fotografias do evento. Créditos: Armindo Ribeiro | CML

Deixe um comentário