A PpDM presta homenagem à Professora Ana Maria Félix Trindade Lobo

Faleceu na passada terça-feira, 17 de Setembro, na sua casa em Lisboa, Ana Maria Félix Trindade Lobo, Professora Emérita de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Nascida em 1945, era antiga aluna do Instituto de Odivelas onde desde logo se distinguiu pelas suas qualidades intelectuais, tendo sido uma das mais premiadas alunas deste prestigiado Colégio. Mais recentemente envolveu-se na contestação da decisão que conduziu ao encerramento definitivo do Instituto de Odivelas no final do ano lectivo de 2014/15.

Licenciou-se em 1967 – com 18 valores – em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa e doutorou-se em Química no Imperial College, em Londres, tendo completado um ano de pós-doutoramento com Derek Barton (Prémio Nobel da Química em 1969).

Regressada a Portugal, começou a lecionar na recém-criada Universidade Nova de Lisboa onde se tornou professora catedrática em 1979.

Como investigadora centrou-se na área da Química Orgânica tendo a sua atenção incidido nomeadamente na síntese e elucidação estrutural de moléculas naturais de importância prática e mecanismos bioquímicos como a carcinogénese química.

Mais recentemente, desenvolveu também novas ferramentas e metodologias para o ensino de química a estudantes cegos.

Jubilada em 2015, manteve a atividade de Investigação no Departamento de Química da FCT-UNL, no Laboratório agora batizado com o seu nome.

Foi Presidente do Conselho Científico da FCT e Decana da UNL.

Foi co-fundadora e primeira diretora do Boletim da Sociedade Portuguesa de Química (1978-1981) e Presidente da Divisão de Química Orgânica (2005-2007).

Foi autora de mais de 130 publicações – que assinava A.M. Lobo – e tem registadas várias patentes.

Foi Membro fundador da AMONET – Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, em 2004, tendo sido a sua primeira Presidente. Entre 2007 e 2015 foi vice-presidente da AMONET e também membro do Conselho de Administração da Plataforma Europeia de Mulheres Cientistas (EPWS).

Possuidora de um curriculum de excepcional densidade, a Professora Ana Lobo era de uma rara simplicidade e generosidade. Foi uma eminente cientista que deixa um rasto de excelência em todos os domínios a que se dedicou.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) apresenta sentidas condolências à sua Família e Amigas/os.

📸 UNL

#AnaLobo #UniversidadeLisboa #ImperialCollege #AMONET #SociedadePortuguesadeQuimica #FCT #UNL

1 comentário em “A PpDM presta homenagem à Professora Ana Maria Félix Trindade Lobo”

Deixe um comentário