Eventos a não perder | 18 Out | Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Sabemos que só há tráfico para exploração porque há procura, e importa relembrá-lo sempre. Identificamos um conjunto de eventos que podes ter interesse em acompanhar até 29 de outubro, data em que ocorre em Lisboa o Seminário Internacional EXIT | Direitos Humanos das Mulheres a não serem prostituídas. Já te inscreveste?


18 Out | 9h: UE, ONU e ONG’s unem esforços contra o tráfico de crianças

Evento no twitter promovido pela Coordenadora Europeia Contra o Tráfico de Seres Humanos da Comissão Europeia.

Oradoras/es:

Comissária Ylva Johansson
Diane Schmitt, Coordenadora da UE contra o tráfico
Dr Stana Buchowska, ECPAT International
Ilias Chatzis, UNODC Tráfico de Seres Humanos
Ladislav Hamran, Presidente, EUROJUST

Segue: @EUHomeAffairs. A foto do perfil terá uma bolha roxa e clicas para seguir e participar conforme explicado aqui.


18 Out | 10h: Peça de teatro documental Mulheres Traficadas, uma ferramenta pedagógica para todas as escolas secundárias

Mulheres Traficadas, com encenação de Manuel Tur e com envolvimento d’A Turma, retrata a vida de 11 mulheres vítimas do crime de tráfico de seres humanos (TSH) e que incita à reflexão e à vontade de alertar, prevenir e lutar. Este é o resultado do trabalho articulado entre as tutelas da cidadania e a igualdade, educação e cultura, através da parceria entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e o Plano Nacional das Artes. Assiste em direto, na página de Facebook da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Consulta o programa completo aqui.

Vê o teaser aqui.

 


 

18 Out | 15h-16h: A necessidade de ações legislativas ao nível europeu para acabar com o tráfico, exploração sexual e todas as formas de violência contra as mulheres e as raparigas

No Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2021, este seminário do Lobby Europeu das Mulheres (LEM) abordará as formas pelas quais a UE e os Estados-Membros podem abordar o tráfico de seres humanos para exploração sexual, dando especial atenção à próxima diretiva da UE sobre a violência contra as mulheres e raparigas e à necessidade de visar o sistema de procura que impulsiona o tráfico e a exploração do comércio sexual em geral.

No quadro da campanha “Her Future is Equal”, reuniremos defensoras/es desta causa oriundas/os de todas as instituições europeias para destacar as possibilidades apresentadas pela nova Estratégia Contra o Tráfico da UE e a próxima proposta legislativa para combater este crime hediondo e todas as outras formas de violência masculina contra as mulheres e raparigas. Este evento visa reunir representantes dos Estados-Membros, da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu.

Seguir em direto no Facebook do LEM.


25 Out | 12h-14h (hora de Portugal): Apoio e reabilitação para mulheres na prostituição no quadro do modelo da Igualdade: Boas práticas e ensinamentos da Suécia, França e Irlanda

O que é o Modelo da Igualdade e quais são os seus efeitos? Tem impactos variados consoante o contexto nacional?
Muitas vezes, ao falar-se sobre o Modelo da Igualdade nas políticas públicas em relação ao sistema prostitucional (também conhecido como o modelo nórdico), o principal foco da discussão é colocado na criminalização do comprador de sexo / agressor. A ajuda e o apoio fornecido às mulheres é menos discutido, e existem vários mitos sobre o impacto da legislação sobre as mulheres na prostituição.

Durante o webinar, especialistas da Suécia, França e Irlanda partilharão as suas experiências de trabalho prático com mulheres e raparigas e discutirão como o quadro jurídico do Modelo da Igualdade estabelece uma base essencial para o fortalecimento das sobreviventes, colocando a responsabilidade pelo crime no seu devido lugar – sobre o comprador de sexo.

Inscreve-te aqui.

 

Deixe um comentário