Mensagem
Definir a mensagem é fundamental para a ação. A mensagem é a peça-chave de informação que se quer transmitir ao público. Deve resultar num entendimento claro do que se quer dizer e o que se quer das pessoas que estão a ler/ver a mensagem. E deve conseguir-se associar uma imagem/palavras a uma mensagem. Particular ênfase deve ser dada ao conteúdo de mensagens feministas, utilizando uma linguagem não sexista mas inclusiva das diferenças e potenciadora dessas diferenças, refletindo a diversidade das mulheres.
Para tal, precisas:
Definir a mensagem
A mensagem deve:
- Ser simples, fácil de entender e concisa;
- Explicar a causa de forma clara e sem ambiguidades;
- Dar destaque à importância da causa;
- Dizer algo novo às pessoas;
- Ser apelativa, interessante, e talvez até mesmo chocante;
- Ser exata e honesta;
- Ser emocionalmente convincente;
- Articular a necessidade de se tomarem medidas;
- Fornecer uma solução.
Criar um slogan
Um slogan é a embalagem. A mensagem pode ter vários slogans mas cada ação ou campanha é normalmente associada a um.
Os slogans são mais eficazes quando são muito concisos e simultaneamente cómicos, inovadores ousados ou memoráveis.
Testar o slogan
Apresentar o slogan aos membros das comunidades-alvo ou participantes para ver a sua reação. Se necessário, refazer ou ajustar o slogan anterior.
Chamar para a ação
Para bons resultados é importante agir e pedir às pessoas que ajam também, e para tal há 3 pontos a ter em conta:
- Não deve ser algo que as pessoas considerem extremamente difícil de fazer;
- É necessário sugerir formas imediatas e específicas para que o público se possa envolver;
- E devem ser dadas opções para diferentes níveis de envolvimento.