Mensagem

Definir a mensagem é fundamental para a ação. A mensagem é a peça-chave de informação que se quer transmitir ao público. Deve resultar num entendimento claro do que se quer dizer e o que se quer das pessoas que estão a ler/ver a mensagem. E deve conseguir-se associar uma imagem/palavras a uma mensagem. Particular ênfase deve ser dada ao conteúdo de mensagens feministas, utilizando uma linguagem não sexista mas inclusiva das diferenças e potenciadora dessas diferenças, refletindo a diversidade das mulheres.
Para tal, precisas:

Definir a mensagem

A mensagem deve:

  • Ser simples, fácil de entender e concisa;
  • Explicar a causa de forma clara e sem ambiguidades;
  • Dar destaque à importância da causa;
  • Dizer algo novo às pessoas;
  • Ser apelativa, interessante, e talvez até mesmo chocante;
  • Ser exata e honesta;
  • Ser emocionalmente convincente;
  • Articular a necessidade de se tomarem medidas;
  • Fornecer uma solução.

Criar um slogan

Um slogan é a embalagem. A mensagem pode ter vários slogans mas cada ação ou campanha é normalmente associada a um.

Os slogans são mais eficazes quando são muito concisos e simultaneamente cómicos, inovadores ousados ou memoráveis.

Testar o slogan

Apresentar o slogan aos membros das comunidades-alvo ou participantes para ver a sua reação. Se necessário, refazer ou ajustar o slogan anterior.

Chamar para a ação

Para bons resultados é importante agir e pedir às pessoas que ajam também, e para tal há 3 pontos a ter em conta:

  • Não deve ser algo que as pessoas considerem extremamente difícil de fazer;
  • É necessário sugerir formas imediatas e específicas para que o público se possa envolver;
  • E devem ser dadas opções para diferentes níveis de envolvimento.