PpDM convida: Mulheres autarcas e a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local| 24 Out. 2017
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em colaboração com a Câmara Municipal de Abrantes – convidam toda a comunidade a participar na sessão informativa “Desafios e Compromissos Políticos para a Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens na Vida Local”, que terá lugar já no próximo dia 24 de outubro, em Abrantes, no Parque Tejo, entre as 17:00 e as 20:00 horas.
A sessão conta com a participação de Maria do Céu Albuquerque – Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e Ana Valentim – Vereadora na Câmara Municipal de Leiria (eleitas pelo Partido Socialista); Helena Pinto – Vereadora na Câmara Municipal de Torres Novas (eleita pelo Bloco de Esquerda); Cláudia André – Vereadora na Câmara Municipal da Sertã* (eleita pelo Partido Social Democrata); Alexandra Silva – Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e, como moderadora, Ana Sofia Fernandes – Secretária Geral da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.
Esta sessão realiza-se pouco tempo depois das eleições para as Autarquias Locais. Apesar de Portugal ter adotado em 2006 uma (impropriamente) denominada Lei da Paridade, (Lei Orgânica n.º 3/2006, de 21 de agosto), em 308 Câmaras Municipais, 32 mulheres foram eleitas presidentes de Câmara, ou seja, apenas mais 9 do que nas eleições para as Autarquias Locais em 2013 e, assim, representam pouco mais de 10% das pessoas eleitas. Uma realidade que é urgente mudar.
Dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, convidamos mulheres autarcas na Região Centro, com diferentes níveis de representação, para debater os desafios que se lhes colocam e os compromissos políticos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local.
Entre outros, temos por objetivos:
- contribuir para a visibilidade das mulheres eleitas na Região Centro;
- identificar desafios que se colocam às mulheres autarcas, no sentido da promoção da igualdade entre mulheres e homens no poder local;
- elencar propostas de compromisso que possam ser assumidas pelos órgãos autárquicos com vista à implementação de medidas que garantam a igualdade entre homens e mulheres na vida local.
O contexto em que esta sessão se insere é:
- A Carta Europeia para a Igualdade das mulheres e dos homens na Vida Local – Conheça aqui a brochura que acabámos de publicar sobre a Carta Europeia!
- A relação entre a Carta Europeia e os Planos Municipais e Intermunicipais para a Igualdade;
- Localização da integração da dimensão da igualdade entre mulheres e homens nas políticas locais, aos diversos níveis de responsabilidade, e diferentes domínios de intervenção e participação.
Inscrições até 24 de outubro às 13:00 aqui!
Esta sessão é parte integrante do projeto Feminismos no Centro | Capacitação e mobilização para a Igualdade entre Mulheres e Homens, coordenado pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em cooperação com as suas organizações membro sediadas na Região Centro do país – Akto – Direitos Humanos e Democracia, Associação Mulher Séc. XXI, Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), CooLabora, Fundação ADFP e Graal.
Mais informação sobre o projeto Feminismos No Centro aqui.
Descarregue o comunicado à imprensa.
Projeto cofinanciado no âmbito da Tipologia 3.16 – Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu