Projeto Erasmus+ Young Europe Sustainable Democracy Builders
No passado dia 6 de setembro, representantes da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres reuniram com as parceiras do Nyt Europe no sentido de avançar com a implementação do projeto Erasmus+ Young Europe Sustainable Democracy Builders.
No rescaldo da crise pandémica provocada pela COVID-19, o objetivo deste projeto prende-se com a mobilização das e dos jovens europeus, de todas as regiões da Europa, no sentido da promoção do seu envolvimento em questões de política europeia. Tendo como ponto de partida os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Nova Narrativa para a Europa (projeto da Comissão Europeia cujo objetivo é reavivar a entidade europeia e estimular a discussão crítica das prioridades e valores europeus junto das e dos jovens) e os Objetivos Europeus da Juventude (2019-2027), nomeadamente o 3, 4 e 10 (resultado do processo de Diálogo da Juventude em que participaram mais de 50.000 jovens, os Objetivos representam as opiniões das e dos jovens de toda a Europa e fazem parte da Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027) procura-se reunir as condições para a reconstrução de uma Europa melhor e mais sustentável, partindo da perspetiva e da visão da juventude europeia.
Pretende-se a capacitação de uma geração de jovens profundamente envolvidas/os na construção do seu futuro, tendo por base uma formação de jovens para jovens, através da partilha de boas práticas, de aprendizagens criativas e não-formais que tenham por base a filosofia de medidas educacionais democráticas do Folk High School, bem como o uso da Internet e dos seus recursos para a criação de uma rede pan-europeia de jovens construtoras/es de democracia sustentável. Através do seu sentido de agência e de participação cívica ativa, pretende-se combater as preocupantes tendências de desconfiança e de medo do futuro, empoderando as e os jovens na formulação de políticas concretas e de redes transnacionais.
De forma a atingir estes objetivos, o projeto contém diferentes atividades, nomeadamente: ON, FOLK, ACT e VOICE.
A atividade denominada de FOLK diz respeito às quatro semanas que, durante o verão de 2022 (2 semanas) e durante o verão de 2023 (2 semanas), as e os jovens participantes passarão no European Folk High School, na Dinamarca e em Espanha. Aqui, pretende-se que as e os jovens se conheçam, aprendam em conjunto e participem ativamente na criação de soluções políticas concretas para uma Europa pós-COVID-19. ON, por outro lado, refere-se a dois cursos online, que servirão como ponto de reunião para jovens de toda a Europa, em processos de networking, ativismo digital e formação, tendo por base princípios da aprendizagem online não formal de forma sustentável. A atividade ACT consiste num conjunto de viagens pela Europa, no sentido da mobilidade e da advocacia, onde as e os jovens irão apresentar as suas visões para a Europa a diferentes partes interessadas, ao mesmo tempo que aprendem sobre o contexto político e a sua complexidade. Por fim, VOICE diz respeito a debates públicos onde as e os participantes têm uma voz chave, como parte de um painel de discussão, um discurso de abertura, artigos de opinião, apresentações, etc.
Será feito recrutamento para as várias atividades do projeto, não sendo obrigatório que quem participe numa atividade tenha de participar nas restantes.
Projeto promovido pela Nyt Europe (Dinamarca), com as parcerias da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (Portugal), ECONOM (Espanha), Sindikat Mladi Plus (Eslovénia), Ligue des Droits de L’Homme (França), Organization Earth (Grécia), Friends of the Earth (Húngria), The EU – Umweltbüro (Áustria), European Environmental Bureau (Bélgica), Generation Climate Europe e Krogerup Højskol e co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.
1 comentário em “Projeto Erasmus+ Young Europe Sustainable Democracy Builders”