PpDM convida | 27 de maio | Pensar o futuro da Europa em Évora: painel de cidadãs e de cidadãos | Uma economia mais forte e justa para todas e todos
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) convida à participação no evento “Painel de cidadãs e cidadãos: Uma economia mais forte e justa para todas e todos” a ter lugar a 27 de maio, sábado, entre as 9H30 e as 18H no Colégio Luís António Verney (CLAV) – Anfiteatro 2 e 5, em Évora .
O evento insere-se no projeto Parlamento para o Futuro da Europa, financiado pela União Europeia e do qual a PpDM é parceira em Portugal, que tem como finalidade a promoção do envolvimento das cidadãs e dos cidadãos no debate sobre o Futuro da Europa e a mobilização para as eleições europeias em 2024, com um especial foco em grupos com menos participação e/ou em situação de maior vulnerabilidade, nomeadamente as mulheres jovens e/ou mulheres com percursos migratórios.
Tendo por base as conclusões e temáticas da Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE), que terminou em maio de 2022, e replicando igualmente o formato de “painéis de cidadãs e de cidadãos”, nomeadamente através do método das Audições Públicas, o projeto pretende conscientizar e ampliar a voz das cidadãs e dos cidadãos sobre as temáticas prioritárias que afetam atualmente a vida na União Europeia. Assim, cada citizens panel, a decorrer em diversas cidades europeias ao longo de mais de um ano, pretende reunir um grupo diverso de cidadãs e cidadãos para refletir e reescrever as propostas e as medidas vertidas no relatório final da CoFoE.
Depois de Tallinn (1º citizens panel sobre a “Transformação Digital”), é agora a vez de Évora acolher a iniciativa, onde se trabalhará a temática “Uma economia mais forte, justiça social e emprego.” São sessenta e três medidas agrupadas em seis propostas que serão debatidas e reescritas por grupos de cidadãs e cidadãos diversos, que contarão inclusive com a participação de trinta participantes provenientes de diversas regiões da Europa.
É, para a PpDM, evidente a urgência de centralizar na agenda política as propostas de uma economia que responda efetivamente às necessidades de mulheres e de homens, a reivindicação de um Pacto do Cuidado para a Europa que permita dar conta dos muitos desafios atuais, nomeadamente a definição do cuidado como um direito e responsabilidade coletivas, para mulheres e homens, ao longo de todo o ciclo de vida, entre outros. No quadro de agravamento das condições de vida e da crise económica em que vivemos, urge o debate informado e inclusivo sobre as desigualdades económicas e o caminho de construção de uma Europa que as deixe no passado. Assim, o programa conta ainda com intervenções de oradoras/es que, quer pela sua experiência, conhecimento e vivências, pretendem inspirar a reflexão e inquietação das e dos participantes, munindo-as/os de robustas ferramentas para a tarefa que desenvolverão nos grupos de trabalho.
Inscrição necessária aqui até 26 de maio e participação sujeita à disponibilidade do espaço.
NOTA: O evento será em Inglês.
#DemocraciaParitária #EuropaParaAsMulheres #MulheresParaAEuropa
_____________________________________
Parlamento para o Fututo da Europa (PaFutEU)
Projeto promovido pela organização Democracy International E.V (Alemanha) com as parcerias de: Lotina Kutija (Croácia), Nadace Forum (República Checa), Sihtasutus Eesti Inimoiguste Keskus (Estónia), The Peace Institute (Eslovénia), Bulgarian Association For The Promotion Of Citizens (Bulgária) e Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (Portugal).
Financiado pela União Europeia. As visões e opiniões expressas são, no entanto, da responsabilidade da/o autora/es e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas pelas mesmas. Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).