Plataforma de Ação de Pequim +20

 

Comemorou-se em 2015 o vigésimo aniversário da última grande conferência das Nações Unidas sobre os direitos das mulheres e a igualdade, a IV Conferência Mundial das Nações Unidas sobre as Mulheres, Pequim, 4-15 de Setembro de 1995.

Esta conferência deu origem à aprovação da Declaração de Pequim na qual os Governos adoptam e comprometem-se a pôr em prática a Plataforma de Acção de Pequim de modo a garantir que a perspectiva de género será reflectida em todas as suas políticas e programas, e apelam ao sistema das Nações Unidas, às instituições financeiras regionais e internacionais, às demais instituições regionais e internacionais relevantes e a todas as mulheres e homens, bem como às organizações não-governamentais, com pleno respeito pela sua autonomia, e a todos os sectores da sociedade civil para que, em cooperação com os Governos, se empenhem plenamente e contribuam para a realização desta Plataforma de Acção.

Passados 20 anos da sua adopção a PpDM decidiu fazer a publicação 1995 – 2015 um compromisso com o empoderamento das mulheres. Portugal em análise pela PpDM, com os objectivos de:

  • Constituir-se como instrumento de informação e sensibilização sobre a Plataforma de Acção de Pequim.
  • Identificar as principais lacunas que ao fim de vinte anos ainda persistem na concretização em Portugal dos objectivos estratégicos do programa de Pequim.
  • Apresentar recomendações e alertar para desafios que constituem outras tantas reivindicações dirigidas às pessoas e instituições que têm responsabilidades políticas nos domínios abrangidos pela Plataforma de Acção de Pequim.

Consulte, também, o relatório produzido pelo Lobby Europeu das Mulheres e lançado em Lisboa em Outubro de 2014 e o relatório produzido pelo Governo Português.*

No dia 25 de julho de 2015, a PpDM promoveu o Seminário “Das palavras à [monitoriz]ação: 20 anos da Plataforma de Ação de Pequim na perspetiva das organizações de mulheres em Portugal” com a presença e ativistas e peritas e responsáveis governamentais para debater a implementação da Plataforma de Acção de Pequim em Portugal.

Pode descarregar a versão publicada pela PpDM em formato PDF ou consultá-la aqui:

Download the PDF file .

Deixe um comentário