Parlamento para o Futuro da Europa: reunião de parceria
Delegadas da PpDM em preparação para a reunião de arranque do novo projeto transnacional Parlamento para o Futuro da Europa – PaFutEU. Três delegadas da PpDM, Teresa Silva (REDE de Jovens), também Vice-Presidente da PpDM, Paula Barros (Fundação Cuidar o Futuro) e Carla Costa, (Men Non) irão participar na primeira reunião de parceria que terá lugar na Alemanha (em Colónia), entre 13 e 15 de janeiro de 2023.
O Parlamento para o Futuro da Europa (PaFutEU) é um projeto que liga a Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE) com as eleições para o Parlamento Europeu (PE) que decorrerão em 2024. Os eventos vão ter lugar em 2023 e 2024 em seis Estados-Membros que se caracterizaram por uma baixa participação nas eleições de 2019 para o PE – máximo de 37,6%: Bulgária, Croácia, República Checa, Estónia, Portugal e Eslovénia.
Ao longo de doze eventos, o PaFutEU mobilizará cidadãs e cidadãos inativas/os e grupos em situação de vulnerabilidade para as eleições de 2024. Durante seis Painéis de Cidadãs e de Cidadãos, de um dia cada, as pessoas adaptarão as recomendações da CoFoE às suas necessidades específicas.
No período que antecede as eleições para o PE, em março e abril de 2024, a série de eventos Conheça a sua candidata ou o seu candidato; conheça as suas eleitoras e os seus eleitores oferecerá oportunidades para as cidadãs e os cidadãos trocarem opiniões com, pelo menos, quatro candidatas/os ao PE na sua própria língua.
Pretende-se que, através de experiências democráticas positivas, as cidadãs e os cidadãos sintam que podem contribuir para a vida cívica e democrática da UE, pois sabe-se que a experiência capacita as cidadãs e os cidadãos a exercerem os seus direitos democráticos nas eleições e reforça o exercício a longo prazo dos seus direitos cívicos europeus. As atividades do projeto estão pensadas para ultrapassar um contexto de barreiras/inacessibilidades percecionadas ou reais, e para as pessoas desenvolvem propostas concretas para uma UE mais inclusiva que, espera-se, possam vir a enformar e ser aceites pelo próximo PE.
Ao longo de vinte e um meses, o projeto PaFutEU reunirá 480 cidadãs e cidadãos de sete países; os eventos informarão indiretamente 1200 cidadãs e cidadãos sobre as eleições e o projeto. PaFutEU pretende atingir mais de 70.000 cidadãos e cidadãos online.
A parceria do projeto acompanhará todos os eventos nas redes sociais, com fotos, vídeos e Catálogos de Feedback. Todos os parceiros e membros da aliança colaborativa “Citizens Take Over Europe” (CTOE) partilharão ativamente os conteúdos – CTOE é composto por mais de sessenta organizações da sociedade civil, sendo a parceria do projeto convidada a permanecer nesta Coligação após o seu final.