Organizações da sociedade civil convidaram partidos políticos para debate sobre cooperação, desenvolvimento, direitos humanos, igualdade e saúde
A P&D Factor, a Plataforma Portuguesa das ONG de Desenvolvimento (PONGD) e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) organizaram um encontro com Maria Antónia Almeida Santos (PS), Ana Mateus (Portugal à Frente), Mamadou Ba (BE) e CDU (que infelizmente não pode estar presente), sobre Cooperação, Desenvolvimento, Direitos Humanos, Igualdade e Saúde a 23 de Setembro, entre as 12:30-14:30 na Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto, moderado pela jornalista Carla Amaro.
A três dias de as Nações Unidas adotarem uma nova agenda global – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) – de aplicação universal (25 de setembro de 2015) e dois dias após a União Europeia ter adotado um novo quadro na área da igualdade de género e o empoderamento das mulheres nas relações externas para o período 2016-2020, este debate visou clarificar o posicionamento dos vários partidos políticos com assento parlamentar a concorrer às legislativa de 2015, entre outros aspectos, sobre:
- Que estratégias de coordenação devem existir em Portugal entre as políticas setoriais (igualdade de género; ambiente; etc.) e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável?
- Que mecanismos devem ser implementados para a monitorização e avaliação da implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável?
- Que processos devem ser planeados para efetivar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável?
- Como assegurar que a transversalização da igualdade de género é feita em todo este processo?
O Desenvolvimento Sustentável não se faz em ciclos de 4 anos. Precisa de estabilidade, continuidade e progressão. Importou, por isso, conhecer o posicionamento dos partidos políticos sobre aquela que vai ser a estratégia global e, portanto, também nacional para o desenvolvimento para os próximos 15 anos. Fizemos as perguntas certas, obtivemos metade das respostas: queremos contribuir para a construção do processo!