ONGs de direitos das mulheres enquanto agentes transformadores das políticas

A convite de Cristina Vieira, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres foi à Universidade de Coimbra participar numa aula dos cursos de Ciências da Educação e Serviço Social a 22 de março.

Falámos sobre o que são as ONGs de direitos das mulheres (ONGDM), apresentámos algumas das ONGDM que existem em Portugal e sobre a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres – único coletivo que agrega ONGDMs em Portugal.

Demos a conhecer os principais referenciais de atuação no domínio dos direitos das mulheres – CEDAW – Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres; Plataforma de Ação de Pequim; Convenção do Conselho da Europa para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e violência doméstica; Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; CSW – Comissão sobre o Estatuto das Mulheres – e focámos os mecanismos de pressão e influência utilizados pela PpDM (relatórios sombra, relatórios de monitorização, participação em fora internacionais, campanhas mediáticas, marchas, manifestos, entre tantos outros).

Abordamos ainda os principais desafios, oportunidades e prioridades para um 2017 feminista e para um Portugal 50-50.

Uma experiência a repetir para que as e os jovens conheçam o trabalho das ONGDMs enquanto agentes transformadores das políticas e das sociedades!

1 comentário em “ONGs de direitos das mulheres enquanto agentes transformadores das políticas”

  1. Bom dia , meu nome é Juvercina Fanzi , aluna matriculada no 7 período de Direito , gostaria muito da sua ajuda pois quero é preciso de um estágio de preferência na área penal , Delegacia de mulheres principalmente . Se puder me ajudar ficarei grata . Moro em Contagem e frequento a faculdade no curso da noite . DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO! Segue meu contato : 987774627 ou fanzi.Adv@outlook.com.br

Deixe um comentário