Formação de docentes: “Cidadania e Segurança Online. Prevenir a Ciberviolência: bE_SAFE!”
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), uma das organizações parceiras do projeto bE_SAFE, promove com a Universidade Aberta (UAb) a formação “Cidadania e Segurança Online. Prevenir a Ciberviolência: bE_SAFE!”
Este curso gratuito, com início previsto para 22 de outubro de 2024, destina-se a docentes do 3.º ciclo e ensino secundário, com uma duração total de 26 horas (19 horas assíncronas e 7 horas síncronas), e é coordenado por Teresa Pinto, voluntária especialista da PpDM e membro da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres (APEM). Conta com as docentes Teresa Alvarez, Anabela Diogo e Rita Mira, assim como a colaboração das especialistas convidadas Alexandra Silva, Diana Pinto, Maria Sepúlveda e Elsa Nogueira.
As inscrições estarão abertas de 26 de setembro a 13 de outubro de 2024. As e os participantes terão direito a 1 ECTS / 2 créditos (CCPFC). Para mais informações sobre o curso e para se inscrever, consulte o site da UAB.
Esta oficina tratará do equilíbrio entre a liberdade online e a prevenção da ciberviolência sexual; do papel da educação digital na conscientização entre pares e na segurança das comunidades online; do combate à culpabilização e traumatização das vítimas. Visa ainda aumentar o conhecimento sobre a ciberviolência sexual e capacitar docentes para preparar crianças e jovens para os seus riscos, com informação científica atualizada e aplicação um programa educativo de capacitação de discentes face à ciberviolência.
Tem por objetivos:
- Apoiar docentes no entrosamento entre a Igualdade de Género e a Segurança na Internet, no quadro da Educação para a Cidadania;
- Reconhecer o grau de incidência desigual em rapazes e em raparigas da ciberviolência e da ciberviolência sexual;
- Capacitar docentes para levar alunas e alunos a compreender os diferentes tipos de envolvimento na violência sexual online: quem é vítima, quem perpetua e quem assiste aos atos de violência;
- Sustentar a ação docente para alertar a população discente em relação aos sinais que indiciam a existência de violência sexual online nas relações entre jovens, proporcionando-lhe informação sobre os mecanismos e possibilidades de proteção de quem é vítima deste tipo violência;
- Habilitar docentes para conscientizar alunas e alunos para a importância de quem assiste aos atos de violência sexual online e a responsabilidade que lhe cabe na contenção da disseminação e na denúncia deste fenómeno.
A formação será lecionada na modalidade de eLearning, com um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo e da aprendizagem colaborativa. A formação será organizada em módulos, incluindo uma aplicação prática do Programa Educativo sobre ciberviolência nas turmas das e dos docentes participantes.
Esta oferta formativa insere-se no projeto europeu, bE_SAFE – Conscientização sobre a ciberviolência e defesa de um ambiente online mais seguro para raparigas e mulheres, promovido pela Ombudsperson for Gender Equality da República da Croácia com as parcerias do Institute for Social Research in Zagreb, CESI – Center for Education Counseling of Research e Domine, desenvolvido em Portugal pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e em Espanha pelo Lobby Europeo de Mujeres en España.
Financiado pela União Europeia. As visões e opiniões expressas são, no entanto, da responsabilidade da/o autora/es e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas pelas mesmas. Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).