Da relação entre a economia e a igualdade entre mulheres e homens. Conferência da Presidência Finlandesa da UE

Conferência de Alto Nível: Europe for Gender Equality? Taking Stock – Taking Action, é a conferência promovida pela Presidência Finlandesa do Conselho da UE, a decorrer entre 30 de setembro e 1 de outubro em Helsínquia. A conferência centra-se sobre o futuro das políticas para a igualdade entre mulheres e homens na UE e debate a relação entre a economia e a igualdade de género a partir de vários ângulos, entre os quais mainstreaming de género na política orçamental, ou seja, através dos orçamentos sensíveis ao género, e uma cooperação horizontal reforçada.

O 25º aniversário da Plataforma de Ação Pequim das Nações Unidas é o contexto de fundo e de oportunidade para avaliar os progressos na realização da igualdade entre mulheres e homens e refletir sobre a orientação futura das políticas da UE neste domínio tendo por base as principais conclusões do estudo do EIGE sobre Pequim+25, que aqui são apresentadas.

Pretende-se, assim, com esta conferência promover um debate intersectorial sobre as políticas da UE, bem como refletir sobre como se poderão fortalecer os vínculos entre a igualdade de género e as políticas económicas e orçamentais.

A conferência conta com a participação de representantes governamentais e de mecanismos nacionais para a igualdade dos Estados-Membros com responsabilidades nas áreas da igualdade e finanças, bem como de organismos internacionais como a ONU, para além de representantes vários da Comissão Europeia e investigadoras de renome.

De Portugal, Ana Sofia Fernandes, na qualidade de Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres e Presidente da sua coordenação nacional, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, participa na Conferência. O Lobby Europeu das Mulheres, na pessoa da sua Presidente, Gwendoline Lefebvre, fará uma intervenção na Sessão Plenária 1: Rever o passado, preparar o futuro, que irá focar a revisão da implementação da Plataforma de Ação de Pequim pela UE, Pequim+25. Uma delegação significativa das coordenações nacionais do Lobby Europeu das Mulheres participa na conferência. Os resultados da conferência irão alimentar as conclusões do Conselho EPSCO de dezembro de 2019. Consulte o programa e a lista de participantes.

Recursos de referência:
A importância dos orçamentos sensíveis ao género – Publicação da PpDM
Economia púrpura – Publicação da PpDM
Relatório Geral Orçamentos com impacto de género –  5RS – Publicação da CIG e da PpDM
A Purple Economy: The case for placing the economics of care at the heart of sustainable development – Artigo da PpDM – Ana Sofia Fernandes
Economic benefits of gender equality in the EU – EIGE
Progress of the World’s Women 2019 – 2020 – ONU Mulheres
Progress of the World’s Women 2019 – 2020 – Factsheet regional – ONU Mulheres
Progress of the World´s Women 2019-2020 – Sumário executivo – ONU Mulheres

 

Deixe um comentário