Ontem decorreu, em Nova Iorque, o “Consultation Day” do Fórum das ONG da CSW nas Nações Unidas: eramos quatro delegadas da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, a Alexandra Silva, a Ana Sofia Fernandes, a Ana Brito e a Sofia Figueiredo. Hoje começaram os trabalhos oficiais da 60ª Sessão da Comissão do Estatuto das Mulheres nas Nações Unidas. Aconselhamos a leitura do relatório do Secretário Geral das Nações Unidas sobre o tema deste ano da CSW aqui.

Esta CSW é histórica, é a primeira a decorrer após a adopção da Agenda2030 – os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser alcançados nos próximos 15 anos. “A global gendered framework with gender transformative goals”, tal como referiu a relatora especial das Nações Unidas sobre a violência contra as mulheres e as raparigas –  que é o tema de revisão deste ano da CSW.

Sendo a Agenda 2030 universal, recordamos o trabalho que, em Portugal, a PpDM já está a fazer neste domínio aqui.

3 comentários em “CSW60: O empoderamento das mulheres e a sua relação com o desenvolvimento sustentável, 14-24 mar.2016”

1. Bom dia Dina,

Encontras informação no site da ONU seguindo este link: http://www.unwomen.org/en/csw/csw60-2016. Trata-se da 60ª Sessão da Comissão do Estatuto das Mulheres (CSW) das Nações Unidas.

Encontras um artigo publicado pela UNRIC sobre o trabalho da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres no âmbito desta 60ª Sessão da CSW neste link: http://www.unric.org/pt/actualidade/32225–plataforma-portuguesa-para-os-direitos-das-mulheres-levou-propostas-a-60o-sessao-da-comissao-do-estatuto-das-mulheres

No twitter e no facebook podes seguir os trabalhos com #CSW60